No interior do Norte

Desculpem.... mas este blog é apenas para pessoas inteligentes! Se não é o seu caso, peço lhe suavemente que se retire. Desculpe o incómodo!

quarta-feira, setembro 27

CULPA



“Deus quer, o homem sonha, a obra nasce….”
Fernando Pessoa



Os sonhos que sonho ou sonhei…não me pertencem….
Nenhum deles…
Julgava-os virgens.. utópicos…MEUS mas não! Tudo plágio! Envergonho-me…
Em redenção assumo-o publicamente! Não Sou dono de nenhum dos meus sonhos! Roubei-os!!!!!
Peço perdão e misericórdia….mas sinto não haver castigo maior que um homem desprovido de sonhar! Não pode haver maior aberração!!!!
Sou Besta! A maior besta á face da terra!
Condenem-me!!!!!!
Amarrem-me forte num calabouço e privem-me de alimento.
E , antes de demente, levem-me a um inquisidor autista e arrogante que me condene á morte sem me escutar e sem hesitar! Não lhe perdoo sentença menor!
Não quero pelotão de fuzilamento ou guilhotina. Era doce fim!
Queimem-me vivo se não for possível darem-me o fim de Prometeu.
Encarcerem-me dois ou três dias numa jaula em praça publica - antes de cumprida a pena capital.
Encimem gelada e enferrujada jaula com um dístico descomunal :
Eis o mais vil dos homens! Ladrão de sonhos - E traduzam-no em doze idiomas incluindo o mandarim.
Durante a noite , despojem me de sono , fazendo soar altas sirenes estourando-me os tímpanos. E dêem-me cobras e bichos ruins por companhia.
Não me dêem Nunca de Beber.
Quando meu corpo débil for resguardado por abutres , eis chegada a hora da execução.
Retirem-me podre da gaiola e levem-me para palco montado para me exibirem em ultima agonia.
.Façam soar o sino na altiva torre a rebate … que venham todos para me olharem !
Quero que todos fixem o LADRÃO!!!

Cínico Arauto leia minha punição em alta voz :

“Eis o Sonhador de Sonhos alheios. Miserável corsário dos mesmos!
Este hediondo ser é CULPADO , de entre outros, ter saqueado as seguintes Quimeras :

Que não havia fome..nem miséria…
Que sem abrigo fosse apenas nome dado ás flores que desabrocham selvagens e livres no jardim.
Que Justiça era vera Justiça! Cega e firme no fiel!
Que o branco era branco e o preto era preto…assim simplesmente….sem duvidas nem atritos. Em harmonia.
Que as crianças eram isso mesmo ..Crianças… Sem precisarem de direitos para o ser….
Que o Homem era livre no pensamento e Nunca perseguido…
Que a religião conforta e acalma e não divide ou acirra!
Que Não havia guerras !! de pacifico e inteligente que o ser se tornou.
Que o Mundo era lugar perfeito e justo …amado como uma só pátria!

Em acto de culpa, admitiu o furto dos mesmos e não rogou clemência…
Foi condenado á morte ! Sem absolvição ou recurso!
Cumpra-se!!”

E ainda antes de cruel carrasco executar - lento e hábil - a pena estabelecida , que me rasguem as vestes e me exibam nu. No físico e na alma!
Que ninguém cerre os olhos com pudor!
No ultimo estertor… No ultimo sopro …. Aceito a pena imposta sem nada dizer. Nada me pode ilibar ou atenuar…
Apenas guardo a inocência de o não ter feito com intento!

Aliás, Como poderia saber se tais sonhos não eram meus ???

Eu não os vejo cumpridos …

42 Comments:

Blogger Dafne said...

"Dá-me veneno para morrer ou sonhos para viver...

Um abraço amigo.

4:35 da tarde  
Blogger L said...

Então sonhas-te.

emn***

6:20 da tarde  
Blogger Giorgia said...

adorei, Paulo!

beijos enormes

7:08 da tarde  
Blogger Belinha Fernandes said...

Ladrão de sonhos!Tema interessante...Obrigada pela visita!Pois é, já meti o blog em ordem.Cabeçalho novo e tudo.Mas penso que vou passar a actualizar somente uma vez por semana.Bem, hoje coloquei mais uma colagem porque tive aqui o meu sobrinho...

7:12 da tarde  
Blogger Angela said...

O que seria de nós sem os sonhos?
E os teus sonhos "roubados" são legítimos sim! São sonhos que tenho e que gosto de partilhar contigo... e que gostaria de partilhar com toda a Humanidade!

É claro que adorei o teu texto!

Beijinhos.

9:41 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Roubaste" o tom da tinta com que escreveste o teu texto! Palavras vestidas de vermelho, cor com uma personalidade indestrutivel, neste caso, com uma "condenação" em aberto. Ficou em aberto porque os "sonhos teus que não eram teus" ainda não têm remetente...
Continuação de uma boa semana!

9:51 da tarde  
Blogger eu mesma said...

benvindo ao clube dos ladrões de sonhos... Felizmente não há tribunais suficientemente eficientes para julgarem todas as pessoas que têm esses sonhos... e infelizmente são apenas isso: sonhos!
beijokas

11:00 da tarde  
Blogger mac said...

Os teus sonhos são os sonhos de toda a gente. Mas tu és um bom ladrão, limitas-te a chamar teus os sonhos de todos. Mas há aquele ladrão que pura e simplesmente nos rouba até aquela pequena coisa a que chamamos sonhos...toda a utopia desaparece. O que resta?

11:07 da tarde  
Blogger Sofia said...

Excelente!

12:20 da tarde  
Blogger Ana said...

Não podemos ser condenados por sonhar, mesmo que sejam sonhos alheios... Deveriamos sim ser condenados por não sonhar nem deixar sonhar, mesmo que seja o mais ingénuo dos sonhos!!!

2:05 da tarde  
Blogger Belinha Fernandes said...

Ladrão de sonhos evoca dezenas de sentidos!É complicado dar-lhe expressão de tanta possiblidade.Não prometo que é para não faltar.Por ter ficado sem PC tenho de refazer ilustrações em que estava a trabalhar e que perdi.Essa é a minha prioridad agora...ou o meu cliente manda-me à fava!Não posso dar-mea esse luxo...

2:29 da tarde  
Blogger vero said...

"O sonho comanda a vida..."
Beijinhos doces***

3:24 da tarde  
Blogger Andreia said...

Eu acho que os sonhos ninguém nos pode tirar! Podemos ser pobres, mas sonhos podemos ter sempre:)

6:18 da tarde  
Blogger Ana Melita said...

Primeiro de tudo, obrigado pelas palavras de apreço no meu blog...e também pelo raspanete ;)! É verdade que nao faço um post ha quase uma semana..mas não me tenho sentido preparada!Falta-me tempo... E falta algo...

Agora sim posso dizer-te que, como sempre, gostei muito do teu recente post! ;D

6:29 da tarde  
Blogger Li said...

Gostei muito do teu post, tens um tipo de escrita muito própria, gostei imenso mesmo.
No meu blog disses-te para ler o post Geração "k", e ainda gostei mais. Grandes criticas.
Continua assim.

Obrigada pela visita no meu blog, espero que continues a visitá-lo, como eu, certamente, irei fazer com o teu. =)

7:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Afinal o Sr. "Inteligente" gosta de plágios e em vez de ver Blogs, vai tipo Voyer ler os comentários das outras... inteligente sim Sr.

7:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Afinal o Sr. "Inteligente" gosta de plágios e em vez de ver Blogs, vai tipo Voyer ler os comentários das outras... inteligente sim Sr.

7:21 da tarde  
Blogger Velutha said...

Todos os homens têm o direito de sonhar.Estes sonhos deveriam ser os de todos nós. Infelizmente há quem tenha essa capacidade.
" I have a Dream" Marthin Luther King e pagou caro o seu sonho. Tal como tu o queres pagar.
Beijos

7:54 da tarde  
Blogger  said...

Não roubaste os sonhos, apenas partilhas os sonhos com meio mundo...
Esse castigo devia ser dado a quem rouba a vida, a alma, a felicidade, a dignidade...a alguém. Sonhos desses não se roubam, partilham-se!

Bj*

8:29 da tarde  
Blogger Z said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

4:44 da manhã  
Blogger ananda said...

Tão bonito! ;) Parece que adivinhaste os meus pensamentos.
Obrigada pela visita. Volta sempre...
Beijinhos!

2:29 da tarde  
Blogger Fran Rebelatto said...

Olá amigo, vim retribuir tua visita, que bom que foste até lá, espero que sempre volte...

mas, quanto as tuas palavras, são bonitas, leves, ou nem tanto...Mas de fato não temos como viver sem sonho, se eles são o alimento da alma, o que seria dela sem eles...

Deixar de sonhar, é deixar de viver com plenitude...

Beijos e cuide-se...

2:36 da tarde  
Blogger o alquimista said...

Sonhos de paixão, quimeras exaltação, pela tua mão, infinito é o coração...

Um abraço amigo Paulo

3:47 da tarde  
Blogger susana said...

Não esperes de mim um comentário do estilo dos outros.Nãoooo!Aliás gostaria de assistir à tua execução, só para te ver nu!! eheheh! Então és ladrão de sonhos??? Não é muito grave! Se fosses ladrão de almas é que já era pior!Não o considero plágio, é natural como seres humanos termos esse tipo de ambições desmedidas!Na certa porém que se o mundo fosse perfeito, também muita coisa se perderia!Deixariamos de sentir com tanta intensidade as coisas...era tudo perfeito!!!!Em pouco tempo seria a total monotonia!!
Avisa a quando da execução, para preparar a maquina fotografica!!
eheheh
beijos

4:29 da tarde  
Blogger Maria Araújo said...

Muito bom...

Meu ladrão de sonhos...
;)

5:26 da tarde  
Blogger Vanda said...

Uma vida sem sonhos, não é vida é castigo!

Um beijo e bom fim de semana!


Vanda

6:38 da tarde  
Blogger venus said...

quem ousaria roubar os sonhos...
o sonho comanda a vida...
eu navego n mundo dos meus sonhos´e recuso-me a acordar. belo o teu texto

6:40 da tarde  
Blogger Stella said...

A busca incessante do sonho perfeito...aquele sonho que nos faria jamais acordar...
Já tudo foi sonhado, já tudo foi dito... somos seres subjugados aos velhos costumes...

Um beijo**

9:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Um post fabuloso!
FABULOSO

Maria L.

12:32 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Paulo so hoje consegui vir até ao interior!!!
E para mais uma vez ficar sem muito que dizer....
A amargura das palvras revela o sentimento de libertação!
Tu és todos...
Parabens!

um beijo

1:34 da manhã  
Blogger Beko the Great said...

Wow!! Bem, este blog está com cada vez mais qualidade. Qualquer dia até o Saramago te inveja! lol,
Epá ao tempo que não vens ao Antitudo tomar um copo.. Caíu-te mal o último?
Porta-te bem que já tens mais que idade para isso!

11:19 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Um post sobre o sonho global!
O eteno sonho dos seres autenticos e universais!
Paulo, continua a surpreender-me!

Um abraço

2:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

um post em forma do mais universal sonhar!
Continua a publicar deste teu jeito arrebatador!
Um beijo

2:28 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Fantastico!

Um abraço

2:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

NO WORDS....

Um beijo

3:09 da tarde  
Blogger Besnico di Roma said...

Esqueceste a acusação de associação criminosa, com alguns de nós…
Mas não és o único, tão pouco o primeiro, outro LADRÃO foi condenado por isso – davam-lhe o nome de Jesus Cristo.

1:00 da tarde  
Blogger just me, an ordinary girl said...

(não entendo, tenho certeza que já tinha comentado este post. Desapareceu?)
Vou tentar repeti-lo (o comentário anterior).

Olá Paulo. Posso fazer de Juiza?
Absolvido. Isento de culpa. Inocente.
Não roubaste sonho nenhum. Partilhas sim, os sonhos de muitos de nós.

Quem dera sejam sonhos que um dia se concretizem e não sejam apenas delirios de mentes febris e alucindadas.
Escreveste muito bonito, como sempre. Consegues que um texto longo seja apelativo até ao final, consegues que a gente sinta o que tu sentes ( ou talvez não: "o poeta é um fingidor"...), consegues sempre que fiquemos teus cumplices nas palavras e nos sentires.

Um beijo grandeeeeeeeeeeeeeeeee.

PS Achei muita graça ao comentário da missixty. :)
E repito: já tinha comentado aqui e meu comentário sumiuuuuuuuu.

6:55 da tarde  
Blogger Diana said...

ah...acho que também sou uma ladra de sonhos..

7:11 da tarde  
Blogger MEU DOCE AMOR said...

Palavras que incomodam!

8:55 da tarde  
Blogger Sunshine said...

Sonha meu amigo... é a maior liberdade que o ser humano pode aspirar.
Empresta... copia... rouba... faz-lhes teus e faz-lhes eternos.
Sonha!!!! é sinal que ainda estais vivo!

1:19 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Adorei o teu post! Continua a escrever assim. Há certos sonhos que não são de ninguém , simplesmente são de todos, e esses sonhos que referiste também eu os tenho. Quando estava a ler o teu post, senti que já tinha lido algo de semelhante e lembrei-me que tinha sido no livro "1984" de George Orwell; aonde o Grande Irmão apesar de ter tirado toda a liberdade de expressão , não tirou a vontade de sonhar.

2:29 da tarde  
Blogger Erotic Spirit said...

Ahh but they r yours! dreams r so precious little diamonds of the soul

*) kiss

2:53 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Hoteis
Contador acessso
Medical Billing Software
Medical Billing Software