No interior do Norte

Desculpem.... mas este blog é apenas para pessoas inteligentes! Se não é o seu caso, peço lhe suavemente que se retire. Desculpe o incómodo!

quarta-feira, novembro 22

ROSA DOS VENTOS




O ribeiro frio que a Nascente avisto, vai sorvendo as margens e corre tranquilo rumo a casa.
Chove intensamente. Muito mesmo….Uma chuva doce, glacial , que se respira nostalgicamente…
Mais cheio, mais pesado, o interior é envolto numa espera.
As monções vão encobrindo a negrura , reservando a cada despertar uma neblina espessa , fria…que me obriga o corpo ao agasalho….
Nas ameias Norte deste castelo de ar, velo ao longe as inquietas hordas infiéis sempre em reboliço para tomar de assalto a fortaleza….
Em vigia….Aguardo o eleito!
No alcance limite do olhar , tento entrever um vulto em forma de Rei perdido na névoa!
Rezam os escritos que hás-de chegar assim, meu amo!
Numa gélida Outonal matina, no meio do espesso nevoeiro – que se há-de fazer esperança…altivo em teu cavalo negro, empunhando o estandarte da lusa e esquecida Pátria….
Superando a lenda, arribarás imperativo! Em valimento do teu povo que agoniza duma fome que não é de comer! Que nos torna esqueléticos de justiça…. Cansados deste rumo que a nau que Henrique almejou, leva!
Silencio de sentinela….
Esfrego as mãos frias no peito enregelado.
A sul, o horizonte enfada-me de nada mais vislumbrar que pequenas nuvens pastando. Camaleonicas, invertem entre um branco virginal e um cinza coração depois de fartas em alimento!
Regressa a descrença!
O grito da fome…
Será que virás hoje????
Cansei-me de consultar os magos, as bruxas e os adivinhos….
Os facínoras, preparam as catapultas e as bestas ( com que nos hão trespassar…) para novas guerras..
Quanto mais estas muralhas esventradas irão aguentar constantes socos de pedra???
Por quanto mais????
E é tudo que resta meu senhor! Estes alicerces centenários de uma pátria há muito sonhada…. Outrora Monárquica…hoje arrogantemente capitalista e republicana e em breve federada ou vendida!!!
Saqueada!!!!
Somos os últimos assomos desta terra! E lusos queremos tombar!
Que não seja em vão….
Vera Cruz gritou o Ipiranga e fez-se Domínio…
Depois de ensanguentado e vergonhoso….Os visionários deixaram o negro além-mar, sem dignidade…nem futuro…..
Perdemos o Império…os dedos e os anéis….
Por onde andas meu rei????
Raios te partam….
Não te fartas ainda de Alcácer-Quibir????
Pede teu corpo Jovem descanso??? Volúpia?????Mais????
Volvei Senhor….!
Faz-se tarde….
Irrompei de vez e furai o nevoeiro tempo! Rasgai em salto de cavalo o horizonte que vos guardo…
Calai os Oráculos….
Tomai Vossa esta Terra….
Picai a montada e ide célere ao Terreiro, brandindo a espada…
E ainda antes que os fieis arautos, anunciem em esperança o Vosso retorno….
Despedaçai o Foral de São Bento, auto-retrato dos traidores!…
Incendiai a chaimite….e degolai todos os Bobos que nela se escondem….
Basta de momices….
E depois…em absoluto…. Tomai seu lugar!
Acalmai os súbditos….matando a fome….
Todas as Fomes....
Escolhei os melhores e fazei disto um país….
E mesmo que não o entendas…
Que te assuste…
É Teu…
Já se verteu demasiado sangue por ele….
Por ti….

Eu….Continuarei nas ameias de granito gasto…Em Guarda….
Observando a debandada dos abutres…. o leito do ribeiro….
Esperando ver cumprir-se a pátria do poeta….
A poente….


…………………..

Sugestão musical : És cruel – Ena pá 2000
Sugestão cinéfila : O costureiro do Panamá

40 Comments:

Anonymous Anónimo said...

D.Sebastião já se foi há muito, e por mais que o chames não irá sair do nevoeiro para salvar este país, à beira mar esquecido. Lusos? O que é isso? Já nos vendemos aos espanhóis (até as queijarias em Torre de Moncorvo renderam-se a eles - vê JN de hoje). Direitos, Liberdades e Garantias? Depois do despacho da Gov.Civil de Lisboa a proibir um "passeio" de militares, já nem isso existe. Estamos perante um governo fascista e prepotente. Se fosse de direita, todos a Comunicação Social gritaria em coro a chamar os bois pelos nomes. Como é de esquerda...
Sem comentários.
A pátria lusa é uma ilusão, um oásis como o outro lhe chamou, no auge da sua senilidade, e que agora ocupa a cadeira da Presidência.

8:52 da tarde  
Blogger Sea said...

Sei que não tem nada a ver com o post mas, só agora reparei que o blog é só para pessoas inteligentes. E agora!??!?! E agora?!?!? Fui apanhada!

9:31 da tarde  
Blogger vero said...

Passei p deixar um beijo***

10:15 da tarde  
Blogger Elsa Sequeira said...

Olá!!!

Passei por cá...tinha ido visitar a Flôr...
è lindo o que escreves e da forma como escreves! Parabéns!! Deu para sentir a emoção em cada palavra!!!
Continua!!!

:))

10:25 da tarde  
Blogger L said...

Acredito em Portugal! No meu país, no meu canto.


Agora um aparte.
Gostava de te fazer um convite, posso?

beijos

emn***

11:39 da tarde  
Blogger Irritadinha said...

Sou muita critica, mas nãp sei porquê tenho uma enorme e porfunda esperança na minha pátria.
Talvez seja uma idealista, tenho de ir fazer um novo teste de QI... ou talvez não.

Beijo

P.S.:Fico aleatoriamente à espera das pantufas.

10:14 da manhã  
Blogger Besnico di Roma said...

Passei para te cumprimentar.
Já correspondi ao teu desafio. Vai lá ver, pois digo mal de ti.
Um abraço

2:50 da tarde  
Blogger just me, an ordinary girl said...

Acho que estou num dia sensivel demais para comentar, mas não consigo deixar de o fazer. Ao ler-te vieram-me lágrimas aos olhos. Não por causa de minha pátria, que é um facto, está à beira do caos, mas por minha causa.
Porque já não consigo invocar os deuses, os magos e os adivinhos. Porque já não consigo acreditar em lendas, em cavaleiros andantes nem em heróis corajosos e honrados.
Quanto à pátria, eu sei lá, preocupam-me as pessoas, todas, principalmente o tal milhão de crianças que morre por ano em África...
O mapa é-me indiferente e as fronteiras são-me irrelevantes.
A ti Paulo, tenho a te dizer que não sou mesmo nada invejosa, pq se o fosse, eu invejaria a tua criatividade, a tua sapiencia, a tua sensibilidade e a forma magnifica como escreves.
Beijos. Beijos. Beijos. Para ti.

PS.Acho que sou demasiado mimada. E vivo ressentida por não ter todos os mimos que gostaria. Por isso agradeço-te muito sentidamente os teus mimos a mim!

7:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá, efectivamente nem tudo está a ser a imagem do que o 25 de Abril perspectivava, preocupante é a perda de regalias que se faz sentir a todos os níveis da nossa sociedade, vamos ver onde vamos parar, um abraço…

7:21 da tarde  
Blogger kurika said...

De Vidago a Santa Maria da Feira...é um bocadinho!!!
Vieste cá namorar?...ou Levaram-te daqui??!!

Terno beijo

10:06 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mai um post que eu aplaudo vivamente!
De pé!
Intenso! Mágico! Verdadeiro!
No mouche e na ferida!
Sem mácula nem falsos pudores!
Fantastico!

Um beijo

Aguardo ansiosamente pelo livro que sei que um dia vais escrever!

11:42 da tarde  
Blogger Lilis said...

Olá Paulo! Adorei o teu comment, obrigado...
tb gostei de conhecer este teu espaço...
:)
até logo...
beijos...

11:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu lembrei me das aulas de Português. lembrei me do Camões e lembrei me do Pessoa.


beijos no coraçao. a poente*

11:49 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Fabuloso Paulo!
Um post, para mim , verdadeiramente surpreendente!
No apelo! Na mensagem!
Um abraço amigo

1:38 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Magnífico post, adorei. O eterno mistério de D.Sebastião; já ninguém espera por ele, mas sim por alguém que consiga mudar o rumo deste país e espero sinceramente que esse alguém apareça; envolto em nevoeiro ou á chuva mas que apareça.
Continua a escrever com criatividade e sentimento.
Um beijo.

9:33 da manhã  
Blogger Unknown said...

Belo texto...
Adoro a forma inteligente com que dás uma cotovelada aqui e ali...
Será que ainda há esperança? Cada vez acredito menos...
Beijinhos!

10:54 da manhã  
Blogger Isabel said...

Antes de mais não posso deixar de admirar este inicio: este blog é apenas para pessoas inteligentes! Se não é o seu caso, peço lhe suavemente que se retire. Desculpe o incómodo!
Maravilhosamente arrogante, adoro!
Sempre achei que alguma arrogançia acompanhada de muita força interior não fica mal a ninguem, curiosamente é , na minha modesta opinião, perfeitamente compativel com a dose de humildade que todas as pessoas inteligentes tem, pois bem sabemos que ser sabio é ter a humildade de que há muito para aprender.

El Rei Dom Sebastião, assim surgisse ele por entre a nevoa e este meu Portugal salvar.
Enquanto Portugal sangra, alguns poucos lambem-lhe as feridas e seguram-lhe a dignidade mantendo-o de pé.
Mas não chega, há como dizes que mudar-lhe o rumo, há que renovar-lhe a força, há que devolver-lhe a esperança.
Virás tu oh tão esperado?
Enviarás alguem em teu nome?
O tempo urge e nós os que seguramos este ferido Portugal somos cada vez menos e as forças por vezes esvaiem-se junto com o sangue pela pátria derramado.
Não sei quanto tempo aguenta Portugal nem quanto tempo aguena quem vive a ditadura desta ignorante maioria que destroi a nossa patria e nos destroi junto com ela.
Foi-se o Império, foram-se os aneis, ficaram os dedos com que escrevo, as asas com que voo, a força com que acredito e não te deixo cair, Oh meu Portugal. Fica a dignidade e a honra.

E ficam espaços inspiradores como o teu onde me senti em casa, alem de apreciar o verdadeiro dom da escrita e que tu tens seguramente dentro de ti.

Obrigado.

Isabel

3:35 da tarde  
Blogger susana said...

Sempre senti enraizado em mim um grande patriotismo. Não admito que digam mal do meu país.Dizer mal dos governantes é uma coisa, mal da minha pátria é outra!Portugal sempreeeeeeeeee!
beijos e boa visita a Serralves
Aqueles cono caixote do lixo na cabeça fez-me lembrar 2 pessoas: uma o nosso querido lord erewhon e a outra o nosso governo eheheheeheh

5:21 da tarde  
Blogger Alexandra said...

Beijocas de bom fim de semana

6:56 da tarde  
Blogger [[cleo]] said...

Realmente... muito bem escrito mesmo!!
Afinal é a nossa pátria e temos orgulho nela!
Apesar de já não sermos reconhecidos pelos feitos modernos, mas os antigos permanecem para todo o sempre, escritos nas páginas da nossa história!
Ainda resta a esperança...

Beijo soprado

7:39 da tarde  
Blogger Stella said...

ola!
ando mt ocupada, n dá tempo para pegar na maquina, nem para ler com atençao os teus posts! eu prometo q vou passando..**

9:09 da tarde  
Blogger Maria! said...

Não gostei.
Não interpretes mal...não foi pela escrita que continua sempre cativante e inspiradora....
MAS PORQUE ANDO À RASCA COM O CAUDAL DO RIBEIRO AQUI DA MINHA SANTA TERRINHA QUE HOJE GALGOU TUDO...
E num é que o sacana tá a querer entrar aqui pa casa??Deve tar com frio...

Beijossss (literalmente!) molhados:)*******

9:28 da tarde  
Blogger Sofia said...

Bom fim de semana querido amigo

9:39 da tarde  
Blogger conchita said...

Belas palavras...
Bom fim de semana :)

9:55 da tarde  
Blogger Kalinka said...

Isto é complicado.
Leio: Desculpem.... mas este blog é apenas para pessoas inteligentes! Se não é o seu caso, peço lhe suavemente que se retire. Desculpe o incómodo!

Bem...que fazer?
Não tenho culpa de não ser inteligente, mas...como sou muito educada, obedeço às ordens e vou retirar-me, pé ante pé.
Desculpe ter cá vindo.

Bom fim de semana.

12:22 da manhã  
Blogger Kalinka said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

12:22 da manhã  
Blogger Belzebu said...

Como dizia um amigo meu, quando aqui venho, vou satisfeitinho! Meu amigo Paulo, ao ler o teu post não pude deixar de destacar estas palavras: "Outrora Monárquica…hoje arrogantemente capitalista e republicana e em breve federada ou vendida"!!!

Não poderia estar mais de acordo!

Saudações infernais!

12:57 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Belas palavras...
Adorei o que li.
Tem um bom fim de semana
Beijo Sereia

7:14 da manhã  
Blogger Sunshine said...

Um post apaixonado... cheio de força da dignidade, lealdade e fé que um homem deve de sentir ao defender a sua pátria.
Ao mesmo tempo, é triste de ler pela decadência e o abandono...
Meu amigo, acho que já estou farta de te dizer que adoro-te! Adoro ler-te e perder-me nestes teus contos.
Quando penso em ti imagino duas pessoas em cima de uma parede a conversar até o sol descer...
Fiquei impressionada com o teu comment no meu blog em inglês... já te disse que não é necessário, apenas quero te "ouvir" na lingue que melhor te expressas. Se lá voltares vais ver o comentário de quem deixou mensagem para ti...
Não és a unica pessoa a comentar em português, e já não és o unico Paulo Santos a ler o que escrevi. Embora és o unico que compartilha os seus pensamentos comigo :)
Gostava tanto de conhecer a terra que tanto descreves, talvez um dia... a vida dá tantas voltas.
Fiquei com o cheirinho da chuva comigo e senti-me mais quentinha no meu agasalho ao te ler. Creio que foi por causa desse teu abraço virtual que sempre deixas comigo.
Fica bem Paulo Santos.

Love Always,
Sunshine

12:06 da tarde  
Blogger Ana Melita said...

Como sempre, este post está muito bom!

É mesmo assim, parece que todos esperam por El-Rei...mas ele nao vem, e, na espera, deixam o país rebolar e afundar-se na mais suja lama!

Deve gostar mais das temperaturas a 50º la de Alcacér-Quibir... :P

Só mais uma coisa, obrigado pelo comentario no meu blog!
Fica bem :)

1:42 da tarde  
Blogger Marlene Maravilha said...

Hoje destes asas a imaginação e não consegui quase te acompanhar!
Acho que falas de Portugal. Bem, não importa. O que importa é o meu abraço que quero aqui deixar!!!
Um ABRAÇOOOO e bom domingo

1:51 da manhã  
Blogger Maria said...

Paulo,
Leio o que escreves, não costumo comentar...
Antes, fico a pensar.
Se escrevo hoje aqui é só para te desejar um bom domingo.

3:04 da manhã  
Blogger Juro said...

Os textos deixam-me sem folego...
São bons demais!

Um doce bj para Ti

7:26 da tarde  
Blogger ruth ministro said...

Muito bom :) Será que algum dia me irás desiludir com os teus textos? Esta pergunta começa a ser pertinente... ;)
Beijinhos das nuvens!

1:24 da tarde  
Blogger A Flor said...

Portugal é o que é....
Portugal é único....
Portugal é um pequeno País à beira mar plantado.....
Portugal é lindo....
Portugal é o nosso País....

E nós?!... nós somos o seu povo!

Beijinhos da tua amiga Flor

Deixo muitas flores e gotinhas de amor, para ti, meu amigo poéta e para todos os "caminhantes" que por aqui passarem!!! :D

UMA SEMANA BEM FLORIDA PARA TI! :)
Flor

2:35 da tarde  
Blogger Isabel said...

É hora de acenar ao poeta, pintor, homem acima de tudo, que segue a morte, fumando e sorrindo.

Aceno-lhe um adeus de até sempre.
E sorrio-lhe tambem.
Ofereco-lhe uma lágrima de já saudade.

Deixou-se inteiro.
Morreu mas será eterno.

Até sempre Mario Cesariny.

Até já para ti.

Isabel

7:19 da tarde  
Blogger Catarina Alves said...

Paulo,

obrigado pela tua visita...

Beijinho grande para ti!

Nani

8:14 da tarde  
Blogger Som do Silêncio said...

Um fantástico post!

Beijo

11:04 da tarde  
Blogger Gracinha said...

Passei para deixar muitos beijinhos e continuação de uma boa semaninha!

Hasta la vista...

2:26 da tarde  
Blogger Liliana Silva said...

És cruel!!! Meteste a tua filha num bordel!!! És ignóbil!!! És vaidoso!!! És um porco imundo!

Lololol

Gostei da sugestão :P

6:18 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Hoteis
Contador acessso
Medical Billing Software
Medical Billing Software