No interior do Norte

Desculpem.... mas este blog é apenas para pessoas inteligentes! Se não é o seu caso, peço lhe suavemente que se retire. Desculpe o incómodo!

quinta-feira, julho 6

Os Dias do OURO


Rei Midas acordara sedento. De água e sapiência! Um ardor imenso invadia seu corpo, cansado, exausto e moribundo. Do alto da seu trono dourado, sentia os diabos á solta na sua cabeça. Combatia seus próprios horrores mentalmente e pagava sua ambição com o remorso. Remorso esse que o vergava , que o matava. A fome e a privação , meigamente faziam o resto….Enquanto tilintava a sineta de zinco para convocar seu pajem , observava a metamorfose da mesma…tão tosca sineta transformada num imensurável quilate… numa fortuna….Seu toque era a pedra filosofal…que o matava , porque o ouro não alimenta… a não ser vaidades e egos….
- Vossa alteza chamou?? – replicou Pereceu, sabendo-o…
- Sim, chamei… Diz me nobre Pereceu…Como serei recordado quando me finar…???
Pereceu sabia meticulosamente o que sucederia nesse momento que nem todo o ouro do mundo poderia adiar muito mais! Uma corja imensa de pseudo-herdeiros lutariam entre si , para que depois o vencedor pudesse dizimar em luxúria tão grande e amarga riqueza . Até ao ultimo grão de ouro….
Porem Pereceu, percebendo a agonia final de seu Rei, respondeu sereno :
- Senhor, não se apoquente com isso… Deixe que a historia o recorde como ela bem entender…..


Lembro-me de ti , José Eduardo Moniz -, quando mais “cheio de carnes” pontualmente entravas remotamente pelo ecran da caixinha que foi mágica, para me alertares dos progressos do mundo. Eram os primeiros tempos destas novas liberdades depois da rebaldaria geral.. Quando simplesmente a qualidade desenrascava a falta de quantidade , suprimindo-a ! E tinhas jeito para aquilo….
Gostava do teu modo sereno, teu tom de voz colocado, tua presença…. A simplicidade e a humildade é sempre a melhor das máscaras… O adorno, o Ouro…some-se como areia por entre os dedos….E que jeito tu tinhas para aquilo….
Aos poucos foste vestindo melhor e mais caro….O Timex foi arrumado, dando lugar ao Rolex….a ambição foi crescendo ….até se tornar imensurável…. Já só querias ouro… Querias voar…..


José Eduardo Moniz , voou para a TVI e encontrou-a moribunda … tal como Rei Midas….mas com um capital fabuloso… pronto a ser desbaratado!!!!!! Conhecedor profundo da paixão lusa pela novidade, pela vida alheia , pelo disparate e pela estupidez…rapidamente esbanjou a riqueza encontrada (séries de culto, excelente cinema, uma informação simples e credível …..) transformando-a em argamassa na renovação do palácio emissor numa tentativa de agradar ao povo! Aumentou ainda mais as paredes exteriores, transformando o agora novo palácio num estranho rectângulo de auríferas paredes , mas isento de conteúdo! Não há NADA lá dentro. Um imenso vazio….de bens e ideias…
Do seu interior , têm sido paridas dezenas e dezenas de horas do mais profundo vazio….
Da tua mente brilhante, tem saído de tudo….As piores séries de sempre, novelas secas e intermináveis, informação tendenciosa e sensacionalista., humor estúpido e horas e horas de publicidade…. Nem tudo o que brilha é ouro…..
E então? como será recordado Rei Moniz???
Rei Moniz é uma nuvem negra que paira no ar velejando ao sabor do vento norte! Naturalmente , sairá do firmamento e a obra que deixou falará por ele….
Somente resta recordar que Rei Moniz não é Rei Midas… Longe disso até… Mais precisamente , Rei Moniz é a encarnação inversa do próprio Rei Midas!!! É o OPOSTO!
È o Rei SADIM…. Tudo o que toca vira MERDA!

26 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Pura e simplesmente genial!
começam me a faltar adjectivos.

Um forte abraço Paulo.


L.P.

1:25 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Mais um post ao teu nivel!!!
Paulo tu não consegues parar de me surpreender!

Um beijo

10:03 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Esta cronica é fabulosa!
Tambem eu me recordo desses dias! Em que a TVI era realmente uma emissora credivel! Hoje em dia , muito por culpa desse senhor, é so merda!

Beijinho para ti Paulo

10:37 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Gostei. A forma como passa a mensagem é simplesmente gostosa!

Um beijo Para ti

11:00 da manhã  
Blogger Fábio Ferreira said...

Eu ainda tenho esperança que as pessoas se fartem desse canal e voltem a querer ver programação de qualidade.

11:08 da manhã  
Blogger Maria Araújo said...

Paulo felicito-o não por ser inteligente, mas por usar a sua capacidade intelectual para promover o BEM comum do Planeta!Isto porque gente com oratória de qualidade começa a não ser uma raridade actualmente, mas indivíduos que tirem o melhor partir possível dela, começam a ser cada vez menos!
Muitos parabéns por ser um RESISTENTE!
Continue!
;)

11:58 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Concordo plenamente com o teu post! Mas acho também que ele é que foi inteligente, dando as pessoas exactamente o que elas queriam ver! se esses projectos de merda tem sucesso é porque as pessoas os veêm...e por mais que o modelo esteja gasto, continuam a ver...as quintas, as novelas que vira o disco e toca o mesmo, os circos...palhaçadas é o que é...parece que é disto que o povo gosta..isto entristece-me em Portugal!!!

Bjinhos e continua o bom trabalho!

1:46 da tarde  
Blogger just me, an ordinary girl said...

No fundo, o director da TVI, está a gerir as mesquinhices de um povo. E isso ele faz bem.

Um beijo e, bom fim de semanaaaaaaaaa

4:56 da tarde  
Blogger Carla said...

Dinheiro, dinheiro... infelizmente tudo gira à volta dele e não da lealdade, honestidade, simpatia, amizade... Mas tal como dizem alguns dos comentários: há pessoas k veêm esse canal... mas tenho esperança k um dia isso acabe. Na minha opinião a RTP/RTP2 tá a subir o seu nível de qualidade (bons programas da manhã, apenas uma novela - dps de almoço, boas séries e a horas decentes, concursos e optima informação) são, sem dúvida, os meus canais de eleição.

jinhos, bom fim de semana*******

10:24 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

6 estrelas: 5 pela genialidade e a sexta por ser transmontano.

J. Cardoso

4:02 da tarde  
Blogger  said...

Muitíssimo bem! E faço aqui um copy paste das palavras do ferreira (se mo permites) "Eu ainda tenho esperança que as pessoas se fartem desse canal e voltem a querer ver programação de qualidade."

10:26 da tarde  
Blogger eu mesma said...

o pior de tudo..é que o povo aplaude.

10:46 da tarde  
Blogger Tiago said...

Obrigado pelo comentário que deixaste no meu blog. Adorei o teu. Está demais. Já adicionei um link no meu porque acho que merece ser visto por muita gente. Continua assim.

11:11 da manhã  
Blogger Beko the Great said...

realmente, é impressionante "o dom" que Moniz tem de transformar tudo e Merda... É pena que 40% da população não dispense a TVI... Já lá vai o provérbio... "Em terra de cagões quem faz mais merda é rei!"

6:24 da tarde  
Blogger Daniela said...

É verdade! Hoje só vejo a TVI enquanto faço zamping... Ainda me lembro das boas séries em horário "normal"... Enfim tens toda a razão!
beijinhos

8:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Mais uma vez um fabuloso post!
Atrasei me um pouco e a maoir part dos comments fala por mim!

Paulo,um grande abraço!

10:07 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gostei. Muito até.
Pura e simplesmente o moniz entendeu o que o "share" gosta!

Um Abraço.

10:46 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Meus mais sinceros parabens!
Formidavel este post!
Continua a ser essa voz critica plena de razão.

Um beijinho.

11:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

mais uma vez "tocas na ferida".
A TVI só é uma pessima emissora porque tem um grande asno a tocar aquilo.
A TVI já foi a minha estação preferida. Agora é so merda.

12:44 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

ta super a forma como escreves este post. Adorei. Nada mais a dizer.

um abraço.

9:47 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Brutal.... este post tá fantastico!
Tambem eu me recordo desse JEM!
Agora so tem parido disparates e merdas!

beijinho ;)

10:48 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Mais um post british!
Pura magia!

L.P.

11:50 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

de um jeito não tão ironico, mas corrosivo e arrasador poes os pontos nos iiiiiii´s no que se refere a essa personagem!

Fantastico!

3:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ainda me lembro da TVI sem o Moniz, era tardes com séries espectaculares apesar de serem de fora, nesse tempo a TVI era a minha estação preferida, no tempo em que não tinha audiências mas sim qualidade. O Moniz chegou á TVI e tudo mudou para pior, séries fixes só depois da meia-noite, filmes bons depois da 1 hora da manhã; a TVI deixou de ser a minha estação preferida e o canal 2 começou a fazer parte da minha vida. Adorei o teu post, continua assim.

3:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

penso que o canal 2 é de facto a preferencia da maioria dos teus visitantes! O que so prova bom gosto e quebra com a imbecilidade! O post ta superbem elaborado!

Beijinho

4:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gostei especialmente deste post! (cada vez que te leio, gosto mais do ultimo post...Começas a ser um vicio ;) )
ta simples, leve e completamente eficaz! passas a mensagem de um jeito fabuloso!

Beijo

5:50 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Hoteis
Contador acessso
Medical Billing Software
Medical Billing Software