No interior do Norte

Desculpem.... mas este blog é apenas para pessoas inteligentes! Se não é o seu caso, peço lhe suavemente que se retire. Desculpe o incómodo!

quinta-feira, julho 20

AMARGOS DESPERTARES...


Com os três bilhetes que a Luftwansa lhes reservou , os tugas regressaram e o país acordou. Rudemente….
Sócrates , Laico , ajoelhou-se e entrelaçando os dedos pedia um novo 13 de Maio.
Mas a virgem amamentava o menino , e com um virginal shiuuu….repreendeu Sócrates e continuou para sul com a sua cantiga de embalar…..sem milagres…
O pais violento, ressacava… urgia nova dose alucinada de “encantar” e “faz de conta” para o amansar e adormecer….A futebolada acabara …e mesmo o diabólico pedido de isenção rogado pelo chefe dos mercenários , não suscitara nada mais que dois ou três comentários em uníssono..o quarto posto não dava para ficar isento… Já não entretinha….

Sócrates, cansado e balofo, coçava a agora albina cabeleira preocupada!
Longo e pachorrento descreveu o estado da nação em sede própria. Os seus – resignados - aplaudiram sentados a longa oratória e o despojado de ideias …. O Mendes, sem calços nos sapatos , baixinho e ladino ainda nem sequer roçava os calcanhares do Artilheiro de Torga, os restantes pecavam por falta de quórum….
Sem luta e com os bolsos vazios , Sócrates recolheu a ancora e zarpou para “um reino maravilhoso”... Veio regalar-se de ar puro e presunto de Chaves e , humilde, ofereceu 30 km de auto estrada que não servem para nada !!!!!!!! corrijo! - servem para turismo dominical! E ficamos ansiosamente a aguardar 2007 quando os restantes 20 km de utilidade forem pomposamente abertos com sabor a Primavera regados com folar e vinho dos mortos de Boticas.
De regresso á Urbe, pernoitou a meio para um repasto de ovos-moles , cheiro a moliço e as palmadinhas nas costas do costume, num programado congresso partidário morto á nascença!

Seu novo Mestre e professor, havia alertado a pátria – aquando o seu longo e indigesto hibernar – para o monstro das fanaças públicas , que já não usava fraldas e , - em fase de desmame - já se alimentava sozinho não deixando sequer pobres migalhas para entreter autarcas e emigrantes…
Sem coelhos na cartola , com um país para entreter urgentemente….. Sócrates era pela primeira vez um homem só na arena do circo…. A galinha dos ovos de Ouro - encantada pela Flauta de Hammelin - fugira para países de leste e regressara faminta ,depenada e estéril…
Sem pozinhos de perlimpimpim em seus rotos bolsos, já não levitava em estado de graça…. e sem graça nenhuma para fazer de palhaço ou uma actuação stand-up comedy , iria usar em desespero , num arriscado numero de trapézio , o ultimo trunfo que suas acabadas mangas ainda continham….
- Meninos e meninaaaaas… Senhoras e senhores……pela primeira vez na cúpula desta arena… Josélito Sócrates num maravilhoso numero de encanto e magia….. Cuidado Josélito…Seu pai morreu nesse numero…. Muito cuidado!!!! - Reeeeesssspeitaaaaavel publicooooo…voando a velocidade da luz….El Sócrates TGV….
Amado e odiado , criticado ou aplaudido…… O certo é que o numero entretém… é infalível…. Alumiado pelos holofotes das câmaras em directo, o “público” alteia a cabeça e abre a boca de espanto….para depois cair a pique com uma insuportável dor de pescoço antes da ovação !!!!

Apertado o garrote, a agulha espetada no braço do eleitor , impregna finalmente no sangue a dose de “faz de conta” que o fará cambalear mais uns tempos… Finalmente Sócrates descai do trapézio e descansa!

Regressa “levado em ombros” ao poleiro. Recupera o sorriso e a arrogância…. O “one man show” é de novo dono de seu abatatado nariz e da VERDADE absoluta!
Com a OTA em terraplanagens e distante, possui agora o TGV para manobras e gastos!!! E, enquanto os autarcas e as regiões metropolitanas se pelejam para saber quem terá direito a “apeadeiro” ( ou qual é o caminho mais longo para Santiago) Sócrates esboça uma gargalhada de mimo e repousa vitaminado na sua cama observando o drogado rebanho….

De que vai adiantar dizer que não precisamos disso??? Que é mais barato e demora quase o mesmo tempo ir de Lisboa a Madrid por auto estrada? Que é mais rápido e a um terço do custo ir do Porto a Barcelona ou a Paris por AVIÃO ???
Ou será o TGV um meio mais rápidos para deslocalizações de empresas multinacionais para o país do el corte inglês???? Trará Grandes Vantagens?
O TGV é um doce e abastado prato de Nestum com mel para mimar o monstro.
Seja o que for… O que é que isso interessa??? Para Sócrates será motivo de um longo arraial minhoto com sardinhas , acordeão e broa de milho…. Qual profeta, irá percorrer lusas terras levando a boa nova e a verdade…… Aleluia Irmãos….

Que doce vaidade possui o Engenheiro em querer mostrar ao mundo a nação que não SOMOS!!!!
A terra dos Euroestádios , o país da banda larga , o reino do oceanário , região autónoma do Simplex e geração do TGV…. Quando faltam estradas, ordenados , saneamento, incentivo a natalidade, apoio á velhice, educação a sério, saúde, creches, hospitais, esquadras de policias, lares de terceira idade, dezenas de etceteras , redes urbanas de transporte…. e sobretudo, ministros e governantes a SÉRIO!!!!!!
Enquanto nos iludes e drogas com tão doces verdades … vamos sentido na pele e no pelo o recibo que nos entregas -com que alindas este cantinho á borda do mar…..vamos sofrendo a realidade a cada despertar… a cada ressaca….

Diz-me… perante a TUA arrogante e inquestionável VERDADE …. Ousarias Beber Cicuta????

30 Comments:

Blogger eu mesma said...

Infelizmente é assim que é gasto o "nosso" dinheiro, quando se poderiam fazer tantas coisas (bem menos dispendiosas) com as quantias gastas em projectos que não servem para nada.

A mim, em particular, interessa-me o tão falado choque tecnológico...mas de choque só se for o estado em que as coisas estão: mão de obra (mais que) qualificada sem emprego, em situação precária, a saltar de bolsa em bolsa (sem garantias de nada, nem de um subsídio de desemprego), a fugir deste país para locais onde reconheçam a capacidade destas pessoas.

Desculpa ter puxado um pouco à brasa à minha sardinha...mas no fundo acho que tudo de resume ao mesmo: andarem a atirar areia para os olhos das pessoas sem que as questões verdadeiramente importantes tenham solução à vista.

8:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

tinha certeza do que ia acontecer!!!!
depois daquele post light que puses te no blogg antimorangos voltarias á postar com profundidade! Este post arrebata consciencias! Cada ves mais Paulo, vejo em ti o ultimo folego da critica concisa e eficaz!
Este post é DIGNO da primeira pagina de qualquer Jornal!

Um beijo e obrigada pela tua escrita!

11:13 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

concordo em absoluto com o post e especialmente com o comment da "eu mesma"
Paulo mais um post ao teu nivel!

12:02 da manhã  
Blogger Daniela said...

Fiquei um pouco triste ao ler isto porque é mesmo a verdade. Continuo a achar que tudo isto é um fetiche pelas altas tecnologias e o caraças. Ele simplesmente só vê isso e nada mais! beijos**

12:34 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Tens de facto esse condão de despertares as consciencias! entramos no blogg e depois de ler cada novo post... ficamos pensativos.... este post e 100% verdade e 1000% de genialidade!

beijinho ;)

12:44 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Engana-se o povo com grandes promessas de grandes obras; assim fica fascinado com o seu brilho enganador e não vê a triste realidade deste triste país à beira mar plantado. Pode ser que um dia esses tais elefantes brancos fugam da jaula dourada e ilusória onde se encontram, e as pessoas possam então ver que afinal não passava tudo de uma fábula para adormecerem.

1:15 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

mac concordo contigo!
para ti Paulo, obrigado Pelo Blogg!

1:35 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

grande post! Brutal verdade!
cada vez mais se entretem o eleitor em vez de se tentarem executar politicas a sério!
Não adiante especular muito, porque o problema é transversal a todos os quadrantes politicos!

Paulo, meus sinceros parabens pelo post!

9:57 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

É a primeira vez que comento um post aqui no interior norte.
tenho seguido as tuas publicações já ha algum tempo , e o facto é que a cada post teu é uma pequena maravilha!
Não apenas pela ironia ou pelo jeito firme e prosaico com que escreves! Mas sim pelo cruzar de realidade e verdades que epilogam numa duvida metodica depois da certeza consumada!
sim Paulo, Ousaria Socrates beber a cicuta para provar a sua VERDADE??
fabuloso!

M.ª Alice - Leiria

10:18 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O Costume!!!! mais uma vez me deixas sem adjectivos! Post fantastico e cruel de tanta objectividade! partilho o comment da Eu mesma.. talvez porque o entenda bem demais!!

beijinhos ;)

10:31 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

mais uma farpa objectiva e bem direcionada ao quotidiano! apetecia me usar palavras duras para adocicar o meu commentario! com a tua soberba ironia disseste-as por mim!
apraz-me pensar que são cada vez mais os que já não adormecem!

beijinho

2:41 da tarde  
Blogger Maria Araújo said...

Paulo, simplesmente mordaz e verídico!
Totalmente frontal,cru,nu, sem hipocrisias...
Fenomenal...
;)

2:41 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O teu sentido de orientação é maravilhoso! por isso tás no "interior do Norte"!
Palvras para que? Acho que nos post temporario pedias feed-back e não comentários!
Tu dizes TUDo por mim e ouso pensar pela maior parte daqueles que seguem a tua escrita!
O que é preciso é que este blogg cresça e seja verdadeiramente conhecido! Para que seja lido pelo maior numero possivel ! para que os governantes vejam que já nao nos entretêm tão eficazmente quanto antes!
a abstenção não é uma casualidade! é mesmo um voto contra!
Não te dou os parabens! Agradeço-te os teus posts!

Um abraço.

3:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O post para mim é simplesmente do melhor que se faz em Portugal!
è uma critica ironica mas profundamenet objectiav e extremamente bem apontada!
Sim Paulo, os palhaços já não entretêm! Já é preciso mil e um malabarismos! è pena que o trapezio ainda tenha rede!!

um abraço

L.P.

4:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parabens Paulo. Mais um post como só tu!
Tocas a verdade... não a escamoteias.... Serve-la fria é certo.... Mas crua e objectiva.

Beijo

4:47 da tarde  
Blogger o alquimista said...

Como este blog é só para pessoas inteligentes, eu vou esforçar-me porque gosto de vir aqui...

Um forte abraço

5:11 da tarde  
Blogger just me, an ordinary girl said...

Além da inteligencia, tens o engenho e a arte.
Há dinheiro para o TGV?? Eu não sabia! Pq dinheiro para ajuda na compra dos óculos e lentes e consultas de minha filha, nunca há...
Tenho que o arranjar eu, por isso mesmo não vou poder ir passear a Madrid e dispenso o TGV...


Um beijo, Paulo.

5:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Todos nós que aqui deixamos 1 post para a posterioridade, temos vontade de fazer a mudança, de acordar deste estranho pesadelo. Fica aqui uma pergunta: se tivéssemos a hipótese de criar algum movimento alternativo, será que depois o polvo do sistema não nos enrolaria nos seus tentáculos? É ver o exemplo do Bloco de Esquerda, que até tinha ideias bastante válidas, parecia um contra-sistema, mas quando começou a cheirar o perfume inebriante do poder, o discurso começou a assemelhar-se a todos os outros discursos...

5:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

e a seguir quando o trapezio acabar? irá tocar bombo ou viola para nos entreter?

Paulo, é genial!!!

Beijinhos ;)

11:37 da tarde  
Blogger Liliana Silva said...

Parabéns, apesar do tema ser uma perfeita merda, escreves muito bem. Acho que Portugal nunca mais terá emenda.
___________

:D fiquei muito contente pelo teu comentário!! Bem! Obrigada! Fico muito satisfeita por te teres "sentido em casa". Volta sempre que quiseres.

Humm... eu nem me importo que não seja o Live Sidney. Desde que seja algum daquela época maravilhosa tudo bem. Seria caricato escolherem o concerto em que o Adam C. faltou. Espero que não, faz sempre imensa falta :)

Época que também adoro (mas essa já tem em DVD) o Rattle and Hum, concertos de tirar o fôlego.

Tens razão, The ground beneath her feet está muito bem conseguida, por falar nisso, há imenso tempo que não a oiço :)

O que me cativa bastante nos U2 é o facto de terem uma história. Já não há nada assim hoje em dia, não é preciso esforço para se ter sucesso. Infelizmente.

:D fiquei mesmo contente com o teu comentário.

Beijo!

11:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Paulo ~mais um fantastico Post!

vale bem a pena aguardar cada post teu.... A cada um , um surpresa!!
mas dose maciça de verdade!!!

Um forte abraço

12:07 da manhã  
Blogger Polly Jean said...

Há verdades que devem ser ditas. Aplaudo, aplaudo, aplaudo. País nobre, pleno de mediocridades, corrupção, hipocrisia, falsa democracia, despotismo pseudo socialista...e mais não digo.
Jocas

12:54 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

sim Paulo , o socrates ( e toda a imensa corja politiqueira) passam metade da legislatura no trapezio! mas atenção... quanto mais alto se sobe.....

um beijo para ti. Adorei o post. mais um que me faz sentir bem! Partilho as tuas ideias! adorava ter esse teu jeito de brincar com as palavras e dizer coisas serias.
aguardo (im)pacientemente novo post.

Ps - ja pensas-te em transformar o blogg numa revista? acho que venderia imenso!!

1:21 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Concordo com a maioria dos comentarios aqui escritos!
Tambem acho que este interiornorte , lentamente vai crescendo e aumentado o leque de opiniões! Embora norteadas pelo tema , divergem no cunho pessoal ! Sim cada um de nós vive o "circo" de uma forma muito particular!
Eu é nas portagens! Com os milhões que vão pagar para fazer a merda do TGV não poderiam aliviar as portagens? é uma parte significativa dos "bolo" mensal que se deixa na via verde ou no guichet!tenho meses que chego a pagar entre portagens e estacionamentos 200 e 300 euros.... as vezes é preciso ginastica e procurar vias secundarias. Sou vendedor e garanto que por vezes a comissão que busco numa certa venda Nãopaga o que gastei em portagm! Em vez de comboios á velocidade da luz... preferia boas vias de comunicação a preços honestos!
estou a falar apenas em coisas simples e que nos afectam no dia á dia! Nem ouso falar de saude, educação.... Em que os milhares podiam ser bem dirigidos.

Paulo, continua firme neste barco a desnudar as verdades e a alertar consciencias!
Meus mais sinceros parabens!

10:18 da manhã  
Blogger Diana said...

Constroem-se tgv's... mas já repararam no estado dos comboios inter regionais? nem uma rede de autocarros expresso as vezes resulta. E as condiçoes dos nossos transportes publicos... pra já nem falar noutras areas onde o dinheiro podia ser muito bem empregue.. enfim..

10:55 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

concordo com a Diana e com o mac( no segundo comment). o politica é uma porca que amamenta todos os que nela mamam! Tudo igual!

Força Paulo! adoro o Teu Blogg!

12:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Diz-me… perante a TUA arrogante e inquestionável VERDADE …. Ousarias Beber Cicuta????

que passagem fabulosa!!!!

Meus imensos parabens !! És um cronista de eleição!!!!!

12:57 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

mas será que algum dia, algum politico , conseguira exercer idoneamente o seu cargo???
sem o aparato, o entretenimento e o faz de conta??
valente post Paulo.

beijinho ;)

11:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É típico do político português.
O que importa não é resolver os problemas mas sim "dar a entender que estão a trabalhar no assunto". :\ É triste...

2:41 da tarde  
Blogger ruth ministro said...

Temos um governo pobre e sem recheio dentro da casca, mas ao menos temos pessoas ricas de espírito e recheadas de ideias, de valores e de princípios, e com muita qualidade, como tu. *

1:11 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Hoteis
Contador acessso
Medical Billing Software
Medical Billing Software