No interior do Norte

Desculpem.... mas este blog é apenas para pessoas inteligentes! Se não é o seu caso, peço lhe suavemente que se retire. Desculpe o incómodo!

segunda-feira, junho 12

O estado da Nação


( Tentativa primeira , não corrompida pelo sistema , para a resolução da crise político-económica lusa. Moção a apresentar na assembleia da república , por um qualquer deputado que queira - de facto - resolver os problemas do quotidiano português...)


Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da republica, Ex.mo Sr primeiro ministro e restantes membros do governo , Ex.mo Srs. deputados , minhas senhoras e meus senhores....
Que o pais esta mal, não é preciso que seja eu a dize-lo.... Pelas minhas contas , nunca o pais esteve bem.... logo para começar a Lusa Terra , para ser Independente , teve de ser á lambada nas fuças...e do filho na mãe .... logo o primeiro governante da lusa pátria foi um grandessissimo filho da...mãe. E essa são as letras fundamentais no código genético do luso... o F e o M...se lhe adicionarmos o I de independente , ficamos com F M I .... o que se revela preocupante . porque ao que parece , recorrer ao FMI , parece que faz parte do nosso código genético. Por anagrama também obtemos FIM . e aqui entendo que todos começamos de facto a ficar preocupados. Por isso , está na hora de, 32 anos após o 25 de Abril , nesta assembleia da república se começar , realmente , a TRABALHAR.
Sim , Srs. deputados.... eu disse trabalhar .... e essa é a primeira proposta que eu aqui deixo ... a colocação de um relógio de ponto á entrada desta sala ... bem como braceletes de presidiário a cada um dos meus ilustres colegas ... e por cada vez que o digníssimo deputado abandonar a assembleia durante o período de funcionamento da mesma sem aparente motivo válido , se faça de imediato accionar um alarme , alarme esse que equivalerá a um desconto de 2% ao ordenado liquido no fim do mês e 1% ao subsidio anual de férias ... cada bancada partidária terá ao seu dispor trinta minutos de “ tempo oco “ diário , para distribuir pelos seus membros , para respeitáveis mijas e cachimbadas dos ilustríssimos Srs. deputados ou para o que bem entenderem .
A Segunda grande proposta , prende-se com a drástica redução de membros efectivos do elenco governamental . Em primeiro os ministérios devem parar na secretaria . Tudo o que for Sub. deve ser imediatamente eliminado . Neste capitulo encontram-se as subsecretarias e as sub subsecretarias, bem como tudo o que for adjunto. Devem estes cortes, canalizar o “pessoal” excedentário, para equipas primarias de combate a incêndios ou para separação de material reciclável. Assim da próxima vez que se pendurarem num “tacho” politico pensam duas vezes.
A terceira proposta passa pela proibição total do uso do telemóvel no interior da câmara e a retirada imediata de todos os aparelhos de telefone ao alcance dos deputados. Deste modo pretende-se que o tempo útil dos deputados sejam aproveitado em 95%, evitando-se deste modo as conversas fúteis, as amantes, o combinar jogos de xadrez , a filatelia, outras coisas terminadas em “ lia “ , o sexphone e outros. Deverá ser colocada no hall de entrada uma cabine telefónica e entregue a cada líder parlamentar um Cartão PT gold com 125 impulsos.
A quarta proposto resulta directamente da aplicação da segunda! Com a redução em 80% dos gabinetes ministeriais , obrigará a que 75% do governo esteja imperativamente presente na assembleia! Evitando deste modos que vejamos estranhos que não conhecemos de lado nenhum a ocupar cadeiras para os quais não foram eleitos.
A quinta proposta passa pelo aligeirar do traje. Será proibido o uso da gravata e fatos de marca. Cada grupo parlamentar irá passar a usar “casual wear” ou as vestes e os fatos típicos dos cidadãos em maioria por si representados! Deste modo o grupo PCP , passara a usar fatos de camponeses alentejanos, metalúrgicos de Lisnave ou Jornaleiros algarvios. O Bloco passara a usar lenços ao pescoço de falsos intelectuais (com o uso obrigatório de cachimbo) , roupa usada pelos pescadores de Setúbal, vestes do grupo cénico catalão la fura dels Baus ou t-shirts do grupo prodigy . Poderá usar também vestes de palhaço pobre. O CDS usara o traje de moliceiros de Aveiro, ou bobo da corte do rei Artur. O PS tem vários á escolha , carteirista, advogado, politico, porteiro de casas de menores, palhaço rico, leiteiro dos açores, futebolista , maratonista etc. O PSD, excluindo o carteirista, o porteiro e o advogado, vai alternado com o PS, tendo porem em exclusivo o traje madeirense. Pretende-se com esta medida , estabelecer uma proximidade entre a politica e os deputados com os eleitores, tornando ao mesmo tempo , mais leve e informal o ambiente na assembleia.
.
Ex.mo Sr. Presidente da Assembleia da republica, Ex.mo Sr primeiro ministro e restantes membros do governo , Ex.mo Srs. deputados , minhas senhoras e meus senhores....
Com estas singelas medidas, de carácter muito simples, julgo que conseguiremos rentabilizar o tempo de todos ! E quando esse tempo realmente começar a ser rentabilizado, quando tudo o que for acessório ao cargo de deputado e/ou membro do governo for excluído, os digníssimos colegas não terão mais desculpas! E não tendo desculpas ou distracções, terão que objectivamente fazer aquilo que a maioria da população faz, durante varias horas ao dia! TRABALHAR!!!!! E garanto vos que quando começarem a trabalhar , as soluções , as propostas , as alternativas credíveis irão começar a aparecer ! Garanto vos que só assim , os problemas do meu país serão resolvidos.

Muito Obrigado.

( nenhuma bancada, aplaude.)

11 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Adorei!!! continuas no teu tom sarcastico e cinico a desnudar os vicios e os verdadeiros problemas do país! beijinhos

10:28 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

sinto que todos os portugueses deviam supender os politicos!!! e faze los cumprir algumas das regras que sugeres( bem humoradas, mas contudo tambem repletas de sentido pratico)antes de voltarem ao tacho!
um abraço.

10:14 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

tudo se pendura na "velha vaca leiteira" que todos amamenta.
Não há diferenças entre eles. É tudo a mesma canalha.

J.L.

2:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Adorei!!! Se essas medidas fossem postas em pratica de certeza que saíriamos deste buraco em alguns senhores doutores nos meteram!! Continua com este teu sentido critico mt bem humorado!

11:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

cuidado que ainda te elejo para deputado!
Gostei imenso deste post! E do Blogg!

11:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Talvez a politica precise urgentemente de um "upgrade!
Mas o grande mal da politica é a sua filha prodiga, a politiquice.
Adorei o post.

10:55 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Concordo com as opinioes aqui escritas. Parece que a poltica foi substituida pela politiquice.
gostei do Blogg.

2:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Grandes ideias!
gostei n do blogg.

11:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

simplesmente adorei.acho que as prospostas que dás se fossem postas em prática a situação do país poderia melhorar significativamente. já pensaste em ir para a política? acho que tens jeito. beijos

2:51 da tarde  
Blogger Beko the Great said...

Bem! Temos mentes muito semelhantes... Pá! belas propostas, se ninguém da bancada aplaude, aplaudo eu de casa!

8:36 da tarde  
Blogger Beko the Great said...

Blog para pessoas inteligentes... Talvez por isso o tenha adorado!

8:37 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Hoteis
Contador acessso
Medical Billing Software
Medical Billing Software