No interior do Norte

Desculpem.... mas este blog é apenas para pessoas inteligentes! Se não é o seu caso, peço lhe suavemente que se retire. Desculpe o incómodo!

quarta-feira, outubro 4

DESTE VIVER AQUI NESTA RÉPUBLICA INDISCRIPTIVEL



Omnipresente... Deus Cavaco Todo poderoso emite nova Bula.
Omnipotente Tudo perdoa…


Evangelho segundo S. Tacho – Capitulo 3 – versículo 4




Naqueles dias, andava o SENHOR a entreter-nos e a discursar na Assembleia da Republica em mais um dia feriadorepublicano , quando - para espanto de alguns - DISSE :

-Em verdade e em verdade vos digo….Hoje mesmo ceareis comigo bacanal refeição!
De braços estendidos em cruz, O Eleito Sócrates completa em êxtase novo versículo de um evangelho digital.
A assembleia dos - por nós - eleitos….pactua e aplaude ….
Ámen…

Depois de oca oratória e imenso convite ... O Messias abandona o púlpito envolto numa salva de palmas!
A sala engalanada , agita flores…anunciando o cordeiro pascal….
Eis o ELEITO do povo! Gerado e não criado!
Aleluia!!! Aleluia!!!!

-Mestre…corre assustado o discípulo Josélito Seguro ao seu encontro….Como quereis alimentar esta imensa maioria de Vossos Paladinos…se nada mais há que 3 chicharros e uma broa de Avintes????
-DIZ-ME Josélito Seguro… Não será o alimento do Deputado espiritual???
-Não me parece SENHOR….em verdade….até eu já sinto larica… 4 Horas seguidas de discursos sem nenhum conteúdo….Não podereis fazer um truque qualquer e transformar os peixitos e o pão em açorda de marisco ????
-Não me parece….Nem sei cozinhar… e o Michel hoje não veio…E vinho??? Temos vinho????
-Apenas uma lata de Fanta Laranja….
-F…da-se …. Que miséria… Deixa ver se dou a volta a ISTO….

Então, dirigindo-se aos discípulos , o FILHO do eleitor perguntou:
-Dizei-me….Quem entre vós trouxe farnel?
Silencio….Espanto...Silencio...
- Nem um??? Como podereis servir o filho eleito???…Nem a vós sabeis servir….
-Senhor…tenho em meu bolso 2 caramelos espanhóis…
-Mais que isso até Vitorino!!! Porventura ...não possuis tu pousada no Alentejo? Não será ela capaz de por momentos abrigar teu MESTRE e seus servos??? Não possuis faustoso fumeiro e presunto “pata-negra” capaz de alimentar a MIM e a meu séquito???
- SENHOR…NÃO sou DIGNO que entreis em minha MORADA…. Mas dizei uma palavra e eu serei SALVO.
(da despesa…)
-Sois Vós os vendilhões do TEMPLO….Malditos…. Hoje mesmo arrasarei esta Assembleia e em três dias a erguerei de NOVO….
-Não O façais Senhor….em primeiro porque isto é da tutela da Câmara Municipal….e do jeito que estais a por as finanças das Autarquias…duvido que consigais verba Municipal para reerguer isto de novo!!!!! E depois nem com todos os moçambicanos e emigrantes de leste ilegais , conseguis empreiteiro que faça a obra em 3 dias… pior ainda Mestre.. Amanhã tudo vai fazer ponte …não haverá funcionalismo publico para emitir alvarás e licenças……Ponderai Senhor….Se o Fizerdes, Mais UMA VEZ ireis faltar a PALAVRA DADA….
-Obrigado justo e fiel Franciscano Assis. Não o farei…Assim…resta ao filho eleito cumprir os escritos….
Em Uníssono – COMO ASSIM SENHOR????
-Está um entre vós que ainda antes de eu partir para Bruxelas me irá trair por 50( com a actualização da inflação….) moedas !
- Serei eu Senhor??? Reclama suspeito Judas Teixeira dos Santos….
-Calma …ainda não chegamos a essa parte…..
-Eu Jamais…Traição NÃO entra em minha alma de poeta…..
-Descansa Manuel Alegria…. Mais vezes me irás negar!!!! Mas não trair OUTRA vez….
Serei Eu Senhor??
-Chissa… Tinde calma...….È preciso paciência de SANTO para vos aturar

Com paciência Divina o Filho Eleito juntou em circulo todos os discípulos e pedindo silencio , sussurrou…

-Aquilo que quero, é que esse traidor me adiante por conta 10 ou 12 Moedas para que eu pague o almoço…Não tenho mais Crédito na banca…. Eu pago a 10% de juro ao mês…E já agora…Aquele que me irá trair…que se deixe dessas coisas de beijos…é meio amaricado….
-SENHOR…SENHOR….MILAGRE….MILAGRE…..
-Diz-me Judas Teixeira…que milagre é esse????
-Apareceram em meu bolso , precisamente 50 moedas…..
-Também a mim…exclama Correia do Campo…
-Que engraçado…diz a vidente da cultura Pires de Limia…Eu também tenho em minha bolsa 50 moedas…è MILAGRE….
Na verdade, em colectivo milagre, todos os discípulos governamentais foram afortunados com 50 moedas….
Então, O filho Eleito , tomando a palavra exclama:
- Ide em paz….pegai nas moedas e almoçai….Eu perdi o apetite….Contudo…Não poderão servir essas moedas para algo mais que alimentar a Vossa gula????
-Como assim? Pergunta Correia do Campo….
-Não podes tu usar essa bênção monetária e em vez de saciar o estômago..pores fim a essa ideia absurda de encerrar as urgências? Ou reabria as maternidades???? Não será o governante mais firme e a saúde mais importante que o estômago? E tu Judas Teixeira dos Santos …Não poderás compensar em vez de extorquir??? Usarás tuas moedas para sanear o défice e reduzir a carga fiscal? Poderá Tu discípula minha, reorganizar a educação e subsidiar os deslocados do sistema nacional de ensino??? Ou mesmo dotar todas as escolas com todos os equipamentos e utensílios necessários ao bom funcionamento das mesmas?
-SENHOR….Tende PIEDADE DE NÓS….
- Calma … TAVA A BRINCAR meus Tolos….Não Pode o ELEITO reinar um pouco???? Ainda para mais com as Televisões em directo…..
-Dizei-me Mestre…Devo convidar os restantes para se juntar a nós??? Oposição e convidados????
- Diz-me Josélito Seguro…Não seremos TODOS iguais??? Vês verdadeira Diferença entre Mim e Mendes??? Não é pedido do PAI Cavaco que em conjunto “comamos todos”????
- E os Comunas senhor??? Porque lhes dais tanta dor (fome..) …porque padecem assim???
-Deliras Judas dos Santos??? Que se alimentem na Atalaia…Não me convidaram…Mas…por esta vez, e que não sirva de exemplo que venham … que venham…. É Grande o Restaurante do Reino dos céus….ampara também os betinhos do PP e do BE. Trás também o João - rei dos matrecos e José cid para cantar o hino…
Que cada um de vos uma moeda desse pecúlio milagroso desviado directamente dos cofres do estado ou dos fundos Europeus para custear as despesas do Restaurante e ponha o restante nas contas particulares no reino da Suiça…. Tenho Dito…
-Senhor…exclama Pires de Limia….Eu nada tenho na Suiça….
-Em verdade te digo minha Arrependida…daqui a nada falarei com Isaltino e ele trata-te disso….Descansa… pois aquele que entre nós tenha cumprido com seriedade e isenção o cargo, sem nunca ter desviado tostão ou possuir choruda conta na Suiça …que te atire a primeira pedra….ou te condene…

Depois de chegar ao restaurante e TODOS se terem sentado , O Eleito usou da palavra e levantando a carteira DISSE :

Comei e bebei Todos! Este é o meu saque feito por Vós!
O Saque desta sempre nova e eterna aliança entre politico e cinismo.
Enquanto Políticos usai-o ao máximo para engordar a carteira.
Assim como Eu sirvo o Pai… Todos vós vos servireis uns aos outros!
Agora e a todas as horas…
Fazei isto em memória de mim!


E nesse mesmo dia , embora com algum atraso devido ás palhaçadas e sabedorias do MESTRE, todos almoçaram em paz! Em comunhão….Vivá Republica…. BIBA!!!

Oremos Irmãos….


-----
Sugestão Musical : Os vampiros – Zeca Afonso
Sugestão Cinéfila : UNDERGROUND Era uma vez um país – Emir Kusturika

39 Comments:

Blogger Andreia said...

Este post está 5 estrelas!

Fartei-me de rir!

12:58 da tarde  
Blogger Ana said...

Uma bela republica das bananas...Em que cada um faz o que quer!

2:37 da tarde  
Blogger o alquimista said...

Olha amigo só tenho pena de não participares nas nossas tertúlias...és um escriba de eleição...sorriso...

Um abraço

2:50 da tarde  
Blogger Irritadinha said...

Magnifico, já melhorou a minha tarde.

Beijo

2:53 da tarde  
Blogger Sophie said...

Adorei!
Saudades tuas.
Um beijinho enorme.

8:56 da tarde  
Blogger Klatuu o embuçado said...

Espero que morram de indigestão!
Abraço.

10:25 da tarde  
Blogger Velutha said...

Fantástico Paulo. Este é para ler, reler..e ir lendo.
Voltarei amanhã. Nesta república indescritível ainda há quem tenha este sentido de Humor. Valha-nos isso.
Beijinhos. Mil e um

11:52 da tarde  
Blogger eudesaltosaltos said...

Gosto do título - levou-me logo para Lobo Antunes e as cartas que escreveu à esposa, em tempos de guerra - e o texto, que li atentamente é daqueles para ser lido, relido e digerido. Com uma dose certa de sarcasma e ironia, recriaste uma situação - de alguma forma caricata - com personagens do nosso quotiadiano, mesmo que nao pensemos neles diariamente, mas que estão presentes, mesmo que nao nos apercebamos, nas mais infimas coisas, pois os 21% de iva sao obra deles e todos os dias compramos coisas, por exemplo.
A ideia das 50 moedas que surgiram no bolso de todos, foi para mim a cereja em cima do bolo, nesta republica que aqui descreves. Gosto de viver em Democracia. Agora se prefiro Republica ou Monarquia, sinceramente, nao vejo em que é que melhoraria se se alterasse isso. Quem governa verdadeiramente é sao os ministros, a assembleia - o governo - nao o PR ou um suposto rei. As coisas podem estar mal, mas é assim q deve ser. Ditaduras ou poderes absolutos não.

12:14 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Paulo... Simplesmente GENIAL...
O mais grave para mim...é que já náoo arranjo adjectivos para os teus posts...
Depois de 2 posts "mornos"...que nos embalam... Voltas á carga com esse teu particilar jeito de "gozar" com isto Tudo!
Com uma ironia fascinante e uma situação em tudo absurda(?????)espelhas um país que pode ser real...
ADOREI!
Como já aqui disseramm - para ler e reler...e absorver!
mais palavras para que???
PARABENS!!!!!!!!

um beijo

Adorei as sugestões!!!! e agradeço-te as gargalhadas sinceras que dei!!!!

12:39 da manhã  
Blogger Unknown said...

Que país o nosso... Valha-nos tu, com o teu Envangelho by Paulo Santos, para que ao menos nos possamos rir de toda esta tristeza... Mas a brincar, a brincar, dizes tudinho!
Adorei este post! Está 5*****
Beijo grande!

2:56 da manhã  
Blogger susana said...

Eu sou funcionária publica, mas desde 1999 creio eu, estou a perder poder de compra!Os aumentos são sempre inferiores à inflação.Pode haver funcionários públicos a mais,mas acabam por pagar os justos pelos pecadores!Eu ja não consigo fazer o milagre das 50 moedas! ehehe
beijos da miss

8:57 da manhã  
Blogger Luna said...

Então biba, biba à republica, aos nossos governantes, e aos seu milagres, esta fantastico Paulo, mas tu tens uma imaginação fabolosa.
Adorei, e mais diverti-me, coisa que os nossos governantes não deixam a contecer.
beijinho

9:12 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

fantastico!! adorei!mt original e realista mais uma vez n me canso de ler o teu magnifico blog. gosto mt de td
bjs

9:24 da manhã  
Blogger Alexandra said...

bem imaginação é o que não falta por aqui bravo

12:42 da tarde  
Blogger Joao Forte @ Blog said...

Gostei desta versão... sem duvida textos bem aproveitados da Biblia!
Um abraço

12:45 da tarde  
Blogger Sofia said...

Divinal!

3:18 da tarde  
Blogger just me, an ordinary girl said...

Olá Paulo. Eu não estou de férias, meu blog é que sim.
Olha, enquanto te lia hoje, eu sei, devia achar piada e me rir do ridiculo. Mas não. Apesar do sarcasmo e da ironia a que recorreste, em mim prevaleceu a sensaçao de quase nojo (desculpa, sei que é uma palavra forte e feia mas nao lembro de outra) pelos governantes deste país, que não passam de uns mesquinhos e gananciosos a maioria deles.
A tua imaginação é simplemsnte genial!! Espero que nunca a aprisiones. Liberta-a sempre pq já somos muitos os que a apreciam e se deleitam com ela!! E como sabes, já são muito poucas as coisas que nos restam que podemos gozar sem pagar caro demais por...

Um beijo grande grande grande.

fatima

6:12 da tarde  
Blogger Juro said...

Simplesmente hilariante..hihihi
;)

6:23 da tarde  
Blogger Liliana Silva said...

Já pensaste em enviar este texto pelo correio para casa do Zézinho Sócrates? E do Cavaco? E dessa gente toda? Era lindo!
Mas pronto, quem sabe se eles já não são leitores assiduos do teu blog! E aí sim!!! Seria uma sorte incrível e bem produtiva.

A sério, excelente, excelente post!

Muitos parabéns, está fantásico!

6:50 da tarde  
Blogger Diana said...

corrupção? náá.. lá isso...tenho que exprimentar o filme k o Emir Kusturika é bom :P

7:03 da tarde  
Blogger eu mesma said...

São os mordomos do universo todo
Senhores à força, mandadores sem lei
Enchem as tulhas, bebem vinho novo
Dançam a ronda no pinhal do rei
Eles comem tudo, Eles comem tudo
Eles comem tudo, E não deixam nada

Infelizmente, parece que a reforma da função publica não chega a quem devia chegar.

beijinhos

PS- a República Checa é um sonho que já concretizei... não o adies! Se precisares de dicas avisa!

7:08 da tarde  
Blogger Bia said...

Olá vim conhecer o teu blog, obrigada pelo teu comentário no meu.
adorei ler o teu post
um beijinho

7:13 da tarde  
Blogger Maria Araújo said...

Mais do que 5 ou 6 estrelas!
Está todas aquelas que podes contemplar a partir da tua janela...está brilhantemente encantador!******************

Um bom fim-de-semana para ti também!
Ainda bem que gostas-t,just me!
;)

Bjoca

8:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Camarada!!! Não tenho palavras!
Ri-me e depois fiquei a pensar....
A just ordinary girl revela grande parte do que meditei depois...
mas esse é o teu génio! A mensagem acutilante envolta!
Por vezes em sonho...outra vez no riso...na ironia!!!
Não sei se pensas alguma vez publicar!
mas aconselho-te a faze-lo!!!

12:23 da manhã  
Blogger Besnico di Roma said...

SENSACIONAL.
… a “gente é pobres” mas “rimos-se” muito…
Música e fardamentos novos e VIVA A REPÚBLICA!... digo eu que sou monárquico.

10:42 da manhã  
Blogger Teresa Durães said...

(política não comento!)

bom fim de semana!

5:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O riso é exterior!
Este post é para meditar!
Um regrssso teu a um "genero" de escrita que muito admiro!
Parabens Paulo!

UM abraço!

12:21 da manhã  
Blogger Boop said...

Agora estou só de passagem...
Vim retribuir a visita, depois volto para ler com atenção (ainda não li nada...)

Até breve!

12:28 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Este BLOGG é Genial!!!!!
Parabens ao autor!
Voltarei mais vezes!fiquei fã!!!!

Ana

1:15 da manhã  
Blogger vero said...

Bom FDS querido amigo!!!
Jocinhas*******

4:15 da manhã  
Blogger Stella said...

o nosso país é um autentico feriado nacional..mas durante todo o ano... mas a nossa descrença tambem ajuda a que assim seja!!! mas, nao nos dao razoes para crer..

beijinhos***

2:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

adoro o k se passa dentro da tua cabeça (cabeça?).

5:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A sua escrita é fascinante!
Os meus mais sinceros parabens!
Vejo que tem um leque de leitores acutilantes!
Ganhou mais um!

12:15 da manhã  
Blogger susana said...

Falta lá um poema teu ehehe!
andas preguiçoso nos comentarios....
bjs da miss

12:51 da manhã  
Blogger Beko the Great said...

Oremos Irmões! Amen...

4:05 da tarde  
Blogger MEU DOCE AMOR said...

Porque és tão incomodativo?
:)

9:02 da tarde  
Blogger MEU DOCE AMOR said...

Porque és tão incomodativo?
:)

9:11 da tarde  
Blogger Sunshine said...

LOL - Fartei-me de rir com este post! Parabens pelo essa tua veia de comédia!

1:28 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Adorei o post. O teu dom da escrita e a tua imaginação, fizeram a Biblia um livro sempre actual. Continua assim . Sempre que puder virei visitar o teu blog.

3:04 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Hoteis
Contador acessso
Medical Billing Software
Medical Billing Software