No interior do Norte

Desculpem.... mas este blog é apenas para pessoas inteligentes! Se não é o seu caso, peço lhe suavemente que se retire. Desculpe o incómodo!

sexta-feira, outubro 20

CORREIO...AZUL

Ex.mo Senhor Ministro da saúde da RÈPUBLICA de Portugal.

Dignissimo Senhor....
Tenho um horário apertado. Perdoe se é assim que inicio a missiva. Mas…considero-me uma pessoa prática e sem rodeios….
Mais lhe digo que não votei em si. E se me perdoa a sinceridade …sua cara não me inspira confiança…parece um saco de batatas….ou um presunto mal curado….
Dizia-lhe que tenho um horário apertado e no lufa-lufa diário por vezes substituímos uma refeição minimamente decente …por uma tosta e um sumo num qualquer snack ao balcão. Coisa que Vossa Excelência não deve saber o que é….
Entenda que não vim aqui queixar-me da tosta!!!! Ou do desejo do bacalhau com natas em vez da dita!!!!
Nem tão pouco do aperto do horário….Seria um absurdo julga-lo capaz de fabricar um país para mim…ou cozinhar-me o dito bacalhau….aliás …seria um absurdo julga-lo capaz do que quer que seja….
Voltando á cozinha…. Dizia-lhe que a minha hora de almoço – e sem grande mácula posso afirmar que existem muitos como eu – na maior parte das vezes não são mais que 10 minutos. Dez longos minutos…. Em que saboreamos meigamente duas fatias de pão tostado, entremeado com fiambre e queijo , acompanhado de uma Coca-Cola ou uma água para os mais ousados ou dietéticos ….
O menu que vossa excelência imperiosamente segura nas suas mãos, e que leva no mínimo 10 minutos para saborear, é exactamente o tempo que eu disponho para almoçar….
Aliás…. O meu menu é sonoro e agreste e voa do outro lado do balcão….ruidoso….
-E uma tosta??? Diz o moço aos berros enquanto aquece um galão no jacto quente da maquina….ao mesmo tempo (parece bruxedo….) que o raio do moinho se lembra de triturar os grãos de café….
Respondo que sim num aceno, mantendo por ai a confiança e a amizade….
Ora….entre a chegada e a saída….os tais 10 minutos….
Entramos…acenamos…aguardamos…comemos….
ALTO!!!!!! Momento diário de prazer….
Depois de limparmos os beiços com meia dúzia de guardanapos ( não sei porque…mas gastamos sempre uma porrada de guardanapos…) , num silencio de abadia….levantamos o indicador da mão direita para captar a atenção do balconista…e, apertando o indicador contra o polegar, formamos um pequeno circulo… circulo esse que levamos ate quase tocar os lábios…depois , rodamos (rápida ou lentamente –consoante o individuo….ou o tique) até o dedo indicador ainda fechado contra o anelar tocar o nariz….
Et VOILÁ….telepatia!!!!!!
Como por magia….uma bica, um café, um cimbalino… nos é servido….
Depositamos toda a felicidade diária nesse pequeno momento!!!!
Esse meio minuto em que degustamos o café!!!!!
Faz com que me sinta... pleno....
Quando num ritual ancestral, removemos o papel –qual lençol que envolve a colher e num acto louco luxúria, rasgamos por completo o vestido que o açúcar trás…para em seguida, apaixonadamente, o vertemos sobre o creme espesso que encima o quente e inebriante café….
Enquanto levantamos a chávena e a aproximamos da boca….vamos sentindo o aroma de africa ou da América latina…. Quase que sentindo em mescla o sabor do oceano que nos separa do grão…
Foi precisamente nesse instante, em que me preparava para sorver cálida especiaria. ( ainda antes de tirar um cigarro para sobremesa…) que sua caratonha aparece no monitor a anunciar a extinção de algumas urgências…..
O CAOS!!!!!
Enquanto maior parte dos colegas de almoço, o brindou com um ruidoso filho de mãe de profissão não legalizada mas que se apressa a pagar impostos….
Eu senti na pele a ultima badalada do sineiro relógio que marcava a meia-noite no conto da cinderela….
O ridículo e a estupidez da sua proposta….parecia o aviso da fada madrinha alertando á gata borralheira o logro do pós doze badaladas !!!!
A realidade abrupta….deste Portugal pobrezinho que nos tornam….
Subitamente…. E perdido o sapatinho….. tudo se reveste da mais cruel realidade!!!!
O snack que na pressa da escolha me pareceu apelativo…não era mais que uma tasca fumarenta e de 3.ª …. A tosta…rodopiava veloz no estômago vazio revelando o queijo comprado a metro num qualquer hipermercado e o pão demasiado torrado e queimado … O café??? Não era mais que uma agua meia turva e amarga servido aos encontrões que me apercebi nos bordos da chávena.….
Terminou bruta a fantasia que impomos para atenuarmos o desconforto da miserável carteira vazia…. Com um enjoo marítimo ….
Como referi….não vou comentar a proposta…. Muito sinceramente, palpito que depois da ministra da educação ser brindada com um natalício par de patins….o meu ilustre politico é o seguinte….já está inclusive nos carris….
È que se não for o camarada Sócrates, os farmacêuticos tiram-lhe o tapete….ou a ordem dos discípulos de Hipócrates ….Não se preocupe….Tome uma aspirina na altura devida…. ou um gurosan….
Tão pouco é o disparate das suas propostas a razão de ser da minha epistola….
O que lhe quero dizer ( ou pedir…) é que em virtude de ser legitima e democraticamente eleito para o lugar que ocupa tem o direito de elaborar e apresentar todas as moções para brincar com a saúde do país….por mais dementes que pareçam….
Não me dê é CABO da SAUDE!!!!!
È que a sua aparição revoltou-me completamente o estômago! Quase que entrei em convulsões….
E se eu mal tenho tempo para comer…quanto mais para andar meia hora até á urgência mais próxima….
Por isso, enquanto (ainda) desfruta das mordomias do lugar….abstenha-se de aparecer á hora de almoço com um rol inenarrável de besteiras… é que ditas por si corremos o risco de o levarmos a sério e arranjarmos uma ulcera !!!
Que tal fazer as ditas declarações ás 4 da manhã no Canal parlamento????
Parece-me saudável!! Ainda que correndo o risco de tirar o sono a quem num ultimo momento de zapping se apressava a adormecer… Por outro lado acorda definitivamente os enfermeiros em turno nocturno ou os policias e vigilantes que laboram em horas da lua… Corre até o risco de os auxiliar , assustando os larápios que se apressavam em “gamar” um plasma em “on” numa qualquer loja de electrodomésticos….
E se for a sua ânsia a de protagonismo e mundo cor de rosa….aconselho-o a fazer uma lipo-aspiração ou uma tatuagem e dar a dica á revista Lux….
Não me estrague é o almoço! São só 10 minutos…..
Rogo-lhe….
----
Sugestão musical : One - U2
Sugestão cinéfila : Le diner de cons ( jantar de palermas)

45 Comments:

Blogger Andreia said...

Não adianta escrever ao ministro que as coisas nunca vão mudar:S

6:01 da tarde  
Blogger Andreia said...

Não adianta escrever ao ministro que as coisas nunca vão mudar:S

6:02 da tarde  
Blogger Enfim... said...

gostei do blog.Bom fim de semana

6:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Fabuloso!!!!!
Não quis importunar a tua greve (até porque eu não tenho blogg...)... mas estava a aguardar teu regresso!!!
Um post que eu há muito ansiava!!!!
O teu regresso á ironia...
Paulo, mais uma vez...me surpreendeste!!!
Doce e a tocar na ferida!
Num post fluido e repleto de ironia!!
Que me rasga um sorriso no meio da verdade!
Adorei!!!

Um beijo e bom fim de semana!!!

6:34 da tarde  
Blogger just me, an ordinary girl said...

Gostei muito Paulo: a tua escrita prende e o teu sarcasmo delicia.

Um beijo grandeeeeeeeee, para ti.

7:38 da tarde  
Blogger EuYoMeMoa said...

Bom aproveito!

B'jokas

Cajolina

8:02 da tarde  
Blogger  said...

Olha adorei este post, a sério... E falaste numa coisa que eu adoro que é o café hummm... o café quentinho é daqui (estou a tocar com o dedos na orelha). Hoje o meu almoço também foi uma tosta por acaso, mas soube bem, acho que até o Sócrates a comia de bom grado! Parabéns!

Bjx fica bem

10:20 da tarde  
Blogger Sunshine said...

Adorei o teu texto, adorei a importancia que dás aos momentos, pensamentos e sabores... e fartei-me de rir com a indigestão!
PS. Adorei a sugestão de musica, especialmente por ser de uma das minhas bandas preferidas de sempre!
Tambem ando a tentar-me actualizar desde cheguei de férias... o que interesa é que continues a escrever sempre que tenhas ideias brilhantes, (cartas ao estado) e tempo para publicares.

Beijos...

1:28 da manhã  
Blogger Irritadinha said...

Para variar, adorei, ainda mais pela sugestão musical a minha música preferida dos U2.

Beijo

10:53 da manhã  
Blogger Stella said...

Que indigestão... ainda por cima logo após o belo do café e do cigarro!! Sabes?Acho que fazem de proposito, passar imagens que repulsam o estômago... mas para mim é só mais uma estratégia, para correrem todos à urgência, só para alimentar mais um pouquinho os cofres do estado... (gostava tanto de saber onde fica esse forte..) :D
Parabéns pelo post, sempre atento aos pormenores!
Beijinhos***

3:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Neste sábado ao som cadente da chuva que embala, visito as páginas que mais aprecio e cuja qualidade me atrai. Parabéns e bom fim-de-semana, pois aqui descanso os olhos no teu magnífico blogue. Excelente prossa.

5:46 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A ideia de quererem combater a desertificação do interior, é mesmo peregrina. Não é com fecho de escolas, hospitais e urgências que isso se consegue. Além de que temos estradas 5 estrelas, sem curvas e contra-curvas e sem buracos, portanto uma pessoa que precise de cuidados imediatos, chega num isntante às urgências cada vez mais deslocadas.
Isto tudo é para dar a ganhar aos amiguinhos que têm clínicas privadas (engraçado que cada vez mais essas clínicas privadas também têm serviço de urgência. Coincidência não?)

9:45 da tarde  
Blogger o alquimista said...

Oi amigo escreve em carta aberta na comunicação sociale vais ver que ainda te arranjam um horário pior...


Forte abraço

10:06 da manhã  
Blogger V.P. said...

Eh páh c'um catano

A música sou capaz de ouvir pk é mt fixe!!!

Bjx

10:59 da manhã  
Blogger esse said...

Que sentido de humor!!!

Parabéns

12:46 da tarde  
Blogger eu mesma said...

Ainda bem q a tua greve durou pouco...
A minha sugestão relativamente a este assunto... faz como eu: não almoces em locais com televisão! LOL... sim, porque acho q é a única coisa que podes mudar: até podem mudar as moscas... mas o "resto" (não vou dizer palavrões em casa alheia) será sempre o mesmo!

PS- confesso que ando tão distanciada da realidade q nem me lembro da cara do presunto...perdão, do Ministro. Mas vou já actualizar-me

12:47 da tarde  
Blogger esse said...

Que sentido de humor!!!

Parabéns
Vou passando por cá.

12:48 da tarde  
Blogger  said...

Gostei do blog!! Essa ironia com escreves mas ao mesmo tempo tambem falas sério está genial!!!
Esperemos é que "ele" perceba o texto e não siga os teus conselhos :P Devia ficar lindo com uma tatuagem e dar a dica a lux!!!

3:21 da tarde  
Blogger MEU DOCE AMOR said...

Humor sarcástico...na dose certa é uma bela arma.

Bj d
d

9:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Grande testamento, mas ta giro e amei a parte do silencio no teu almoço: Sai galãoooooo, tosta mista para a mesa do canto...
Maximo hihihih

10:39 da manhã  
Blogger amigona avó e a neta princesa said...

Soberbo! Ainda bem que por aqui passei! Voltarei! Boa semana...

10:59 da manhã  
Blogger Besnico di Roma said...

Este “post” eu não podia perder.
Ainda bem que acabaste com a greve.
Mas não percebo?!... a outra besta veio dizer que a crise tinha acabado!... então e Tu continuas a comer de pé ao balcão?... e eu que pensei que almoçavas todos o s dias no “Palace”
Se não fosse por respeito ao teu “blog” e a quem nos lê, eu gostava tanto de dizer o que penso destes f. p.
Um abraço

1:14 da tarde  
Blogger Dafne said...

Oi Paulo
Gostei do tema deste post. Sabes o que mais me revolta? Somos nós portugueses que aceitamos todas estas loucuras sem pestanejarmos!
A CGTP lá faz umas manifs, só para o pessoal passear até Lisboa, beber umas bejecas e comer umas bifanas jeitosas.
É na Saúde, é na Educação, Justiça e so on. Existem certas coisas que não têm preço. Em meia hora se nasce em meia hora se morre.
Depois lá vem o Sr. Ministro dizer que todas as medidas são em prol da redução de custos e de melhoria da prestação de serviços ao utente.
Pura demagogia e o português todo feliz e contente lá dá um sorriso amarelo e aceita.
Um beijo e boa semana.

3:21 da tarde  
Blogger Vanda said...

Nem todos tiveram pais iluminados.
Nem todos tiveram as mesmas possibilidades.
Nem todos tiveram as mesmas heranças.
Nem todos tiveram um pai que desse um exemplo de vida.

Há quem apenas deixe lembranças de morte, anunciada e a prestações.

A vida é dura.

Um beijo triste mas carinhoso,

Van

5:54 da tarde  
Blogger Gracinha said...

Invejável, sem dúvida...Para não variar, mais 1post maravilhoso, ótima sugestão, adoro U2!

Beijinhos

6:31 da tarde  
Blogger Velutha said...

Meu Querido Amigo
De primeiríssima qualidade este post. Como os restantes. Parabéns!
Em correio azul já lá chegou. De certeza. Mas eles continuam impávidos e serenos a governar sem botar resposta.De lá, vão ditando ordens para cá, indiferentes a tudo e a todos. É assim o país que temos. Até quando? Não o sei nem quero armar-me em velho do Restelo
mas que isto de apertar o cinto não pode continuar é uma verdade.
Beijinhos

7:12 da tarde  
Blogger Angela said...

Bem... adorei o teu post! Fartei-me de rir!!!!
Tu tens um jeito tão especial de dizer as coisas... Só tu e o gato fedorento!
A cara nauseabunda do ministro ficou totalmente apagada perante a riqueza do teu manjar degustado em 10 maravilhosos e fecundos minutos!

Só me apetece dizer: fantástico!
O humor faz bem!

Agradeço o teu comentário tão generoso no meu cantinho.

Beijo grande.

9:07 da tarde  
Blogger vero said...

Olá Paulo,

"mesmo que tudo seja ilusório, sopram as batidas do meu coração alegres e (imensamente tristes também) pelo amor que sentem..."
beijinhos***

9:44 da tarde  
Blogger ruth ministro said...

Plenamente de acordo. Adoro a tua ironia, por mais sério que seja o assunto, consigo sempre soltar uma gargalhada... e como te agradeço por isso :) Fantástico post, como sempre. Beijinhos das nuvens

10:39 da manhã  
Blogger Belzebu said...

Bom! O que eu faria para que o senhor ministro podesse lêr este teu desabafo! O dominio total dessa arma letal que é a ironia.

Parabéns por mais este texto que ofereces e com o qual me identifico na totalidade!

Saudações infernais!

12:37 da tarde  
Blogger vero said...

Passei p te deixar um beijinho ***

2:42 da tarde  
Blogger Sofia said...

eheheheheheh fizeste-me rir. e se fossemos nós a tratar-lhe a le da saude????? fica a sugestão.

bjs

3:49 da tarde  
Blogger Beko the Great said...

Gostava de saber a resposta do senhor ministro... O tal que só usa do sistema privado e pensa (só não diz porque mente) que o público é só para o zé pagode! É bom ver um governo "socialista" a emagrecer cada vez mais o papel do estado... Bem talvez seja melhor entregarmo-nos todos aos privados... ou à doença, e ir viver para a barraca, pode ser que morramos mais depressa e saiamos da Merda! Nem sei que diga mais... Tal esse correia de Rancos como aquela troll da educação nao me inspiram mesm nda!

4:52 da tarde  
Blogger Daniela said...

Boa a greve foi curta!!
Depois de já ter ouvido falar de todas estas medidas para "engordar os cofres do estado" já nada me choca! Talvez me assuste quando fecharem todos os hospitais...
beijinhus ***

8:00 da tarde  
Blogger vero said...

Olá querido amigo, tenho novos trabalhos... mas ainda nao tive o tempo e "vontade" de publicá-los.... lol... mas eu breve publico! Beijos mil***

9:29 da tarde  
Blogger L said...

Amigo,

Mais uma vez..... delicioso!

Café com torradas....hummmm
lololol

Adorei!

Beijoca grande pa ti

emn***

10:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

para mim é m prato de macrobiotica no refeitorio da faculdade... e nao temos tv, graças a deus.


beijinhos e bons 10 min de almoço (tenta virar te de costas pa dita cuja televisao,pode ser k ajude)

11:18 da tarde  
Blogger Giorgia said...

perdoa-me se demorei tanto tempo... :) adoro ler-te, é viciante...

beijinhos grandes

12:36 da manhã  
Blogger Sunshine said...

Olá Paulo Santos... vim te agradecer o abraço forte e sentido, chegou na hora exacta em que estava mesmo a precisar do carinho e calor que só um abraço de amigo contém.
De facto são estranhos os laços do destino, faz com que conhecemos a pessoas mais extraordinárias.
Fico então á espera que tenhas um tempinho para trocar segredos.
Deixo-te com um beijo recheado com o brilho do sol que aquece a alma e provoca um sorriso durador.

Love Always,
Sunshine

3:23 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Diverte-te aqui ... boazonas não faltam ;-)

www.pnet.pt

8:26 da manhã  
Blogger susana said...

Como não gosto de almoçar sozinha, quando não tenho ninguém é mesmo dez minutos de pé, num balcão qualquer!Tenho é a sorte de lá não ter televisão, assim não corro o risco de activar a minha ulcera gástrica!Sim, porque essa já a tenho!!
beijossssssssss

9:33 da manhã  
Blogger Unknown said...

Que bom ler-te! Adoro a tua ironia, o teu sarcasmo...
Esta cartinha está excelente. Tomara que o carteiro quando lhe for entregar a "dita" não se esqueça de lhe levar também uns patins, um skate, ou qualquer outra coisa que o faça voar para fora do nosso Portugal...
É que os nossos 10 minutinhos têm que ser bem aproveitados!
Beijinhos!

11:19 da manhã  
Blogger Juro said...

Demais Paulo.... demais!
és simplesmente genial.


Bj grande
;)

1:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Como sempre adorei o post. Continua assim. Fiquem bem.

11:54 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Chat com audio e video, blogs, sites gratis, amizades..a maior comunidade de Portugal

9:34 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Hoteis
Contador acessso
Medical Billing Software
Medical Billing Software