No interior do Norte

Desculpem.... mas este blog é apenas para pessoas inteligentes! Se não é o seu caso, peço lhe suavemente que se retire. Desculpe o incómodo!

sábado, dezembro 16

DEGELO


Hoje a neve acorda-me ….
Não essa, que cai em flocos e preenche a alma….
Tão pouco a outra, disfarçada de algodão….doce no palato….
Não….
Esta neve brota do chão e faz-se caminho de prenuncio….
Bordada no bafo do raiar da noite, por geadeiras mãos que entrelaçam na tela de terra cerzidos de ponto cruz, e nos fascina o olhar no alvor da matina….
De Completo espanto.....
Ao longe a Outonal procissão, cala a ladainha e obriga-se a acertar rápido passo….
Movida de fausto…ao ritmo de folhas caídas, Outono prepara o Hibernar!
E leva com ele as tristezas….
O tapete cândido que Inverno há-de pisar, já se estende virginal por todo o Interior, esperando a desfloração que noite após noite há-de sofrer num cíclico e doce sentir…até ao reino da flor perfeita….
Sossegam os corações….
Todos os corações….
Senhor Inverno, ditador atípico…. Impõe recolher ….
Rompe agreste, dominando e usurpando o Outono!!!!
Remete-o para os confins do degredo, onde se há-de manter no tempo perfeito de uma humana gestação…até ao regresso apático, para nos brindar com telas gigantescas de cores pastel, silêncios longos e folhas inertes….
Até lá…. Impera Inverno….
Anuncia-se em arautos de sorvetes brancos, e dono do tempo, senta-se no trono!
Trás com ele a velhice e os guerreiros da sabedoria….
E o regime resistente da paz…..!!!!!
Encarcera-nos nos limites do aconchego…. No calor….
Se não fizer Chover….Soberano Inverno irá obrigar-nos ao conforto do agasalho….
O cachecol de fios de lã que se ata no pescoço….
As luvas de pele negras de pelo no rebordo….
O gorro de fibra quente que nos tapa as orelhas e nos atiça o sorriso….
A manta de trapo, que nos há-de cobrir as pernas no crepitar da lareira ….
E por lá se degelam os corações….
Da humilde condição humana, brota sémen do mais perfeito esplendor….
Engraçado….
No Inverno a gente precisa-se….
Não sei se é o frio da rua … (ou o da consciência) …. Que nos torna unos….
A Humanidade cumpre-se! Por fim!!!!!!
E mesmo no aperto do coração, bem escondido nas mãos cobertas que atam o peito….
Soltamos um simples sorriso a quem quer que passe, na ânsia de retribuição….
Há uma estrela enorme, dissimulada de astro-rei nos corações e na penumbra dos dias cinza-gelo que brilha nos sorrisos das crianças….
Que vicia Todo o mundo, qual fonte de juventude, na clareza das ideias….na simplicidade das coisas autenticas…
E enquanto a humanidade, se faz palavra perfeita por essas terras de gente ….
O Velho e frio ancião assiste ao ocaso de Maria, qual bicho a parir o menino rei de todos os corações num estábulo de palhas douradas….
E ao segredo dos pais Natais de pele e amor….
No seu mais fascinante segredo, O Inverno esconde e mima a Primavera no íntimo….
Liberta o gelo, protegendo no calor a crisálida….
E faz dela o seu bater de espírito….
Nesta perfeita paragem….
Que há-de irromper de dentro…
E fazer-se anunciação….
Por ora, no glaciar calor que no borralho mima a primaveril larva, embala o soninho do esplendor….
Aguardando-se o milagre….
Um novo milagre….
Nesta Vida Natura em que tudo se transforma….
Talvez o Inverno não seja um velho ancião de lácteos cabelos….
Talvez um menino espantado a agarrar o coração do avô……
.........
Sugestão Musical : Vejam Bem... José Afonso
Sugestão Cinéfila : Homem em furia

38 Comments:

Anonymous Anónimo said...

neve faz me lembrar tuneis... deixa me meia perdida num passado k nao existiu. ou num futuro k nao vai existir.


de volta? :) *

10:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Talvez um menino espantado a agarrar o coração do avô"

Fabuloso!!!!
Amei!
Um beijo querido Paulo!
Valeu a pena aguardar!
(espero que não "fujas" tanto tempo de novo!)

6:19 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Passei para desejar boa semana preparatória do Natal e apreciar este sempre interessante blogue, atraente pela qualidade e desvelo inerente. A qualidade de braço dado com o bom-gosto.

6:08 da tarde  
Blogger EuYoMeMoa said...

Um regresso em força!

Beijokas

7:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bonito. Muito bonito.

*

8:32 da tarde  
Blogger mac said...

A tua menção à Anunciação, fez-me associar a Anunciação do Anjo a Maria, à Anunciação da Primavera que há-de vir. E tudo isto fez-me lembrar o culto da Deusa e da mulher que os Celtas praticavam...Incrível como estamos tão longe dessas crenças e dessa filosofia.

11:41 da tarde  
Blogger Marlene Maravilha said...

Consigo sempre entrar nos teus devaneios e também consigo vive-los intensamente! É esmiuçado e poeticamente glamuroso!
Bom saber de ti, "meu portuga amigo".
FELIZ NATAL!!!Que a paz de Cristo inunda o teu coração!
beijo grande

2:31 da manhã  
Blogger Bruna Pereira Ferreira said...

"No Inverno a gente precisa-se."

Lindo e triste, como a neve quando cai em flocos e se derrete ao chegar ao chão.

:)

11:17 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Um grande regresso!
Parabens "camarada"

2:02 da tarde  
Blogger ruth ministro said...

Adorei... ainda bem que estás de volta!

Mil beijos das nuvens

2:55 da tarde  
Blogger viviana said...

passei por ca para deixar uma boa semana! e gostei... a sua forma de descrever sobre as situacoes!
jokas

9:24 da tarde  
Blogger Crónicas de Ariana said...

Um Bj e votos de um Feliz Natal!

10:14 da tarde  
Blogger Maria said...

Quinze dias (17, na verdade, ou 18) sem te ler, é muito tempo...

Mais um texto belíssimo, outra coisa não seria de esperar...

Um abraço

12:34 da manhã  
Blogger eu mesma said...

olá...passei aqui de corrida, porque o tempo é escasso nesta época, para te desejar um Feliz Natal.

Beijocas

10:51 da manhã  
Blogger V.P. said...

Eu não me dou muito bem com o Inverno porque fico deprimida, nem dá para sair de casa está muito frio para a minha terra, só nevoeiro...bem que podia nevar!!!lol... E nunca mais chega a Primavera!!!!

BOM NATAL ;)

Bjx

(também gosto do lampard...)

12:17 da tarde  
Blogger Márisa said...

Obrigada pela tua visita!
O teu cantinho é agradável, vou voltar mais vezes. :-)
Até breve

2:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Só passei por aqui para te desejar um Feliz Natal e um próspero ano novo.

Uma maneira muito gira para dar as boas-vindas ao Inverno. Excelente post.

Um beijo

julie

4:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

mais um post delicioso!
Com o toque de candura que só tu poderias dar!!!
Um beijo para ti Paulo!

Um bom Natal!

Ana.

5:29 da tarde  
Blogger Sophie said...

Olá Paulo!
Tu já conhecias o meu blog, não te recordas de mim?

beijinhos e um Feliz Natal!

5:39 da tarde  
Blogger Sophie said...

Olá Paulo!
Tu já conhecias o meu blog, não te recordas de mim?

beijinhos e um Feliz Natal!

5:40 da tarde  
Blogger Andreia said...

olá!

Sempre com textos bonitos.

Eu gosto mais da primavera e de verão.

Beijinho

6:22 da tarde  
Blogger Sea said...

A neve traz-me a idéia de uma certa paz, tranquilidade.
um beijo

8:22 da tarde  
Blogger Sofia said...

Paulinho,

Feliz natal e um excelente 2007.

um bj

10:05 da manhã  
Blogger Carla said...

Adoro a neve e aqui no Porto não existe - o que para mim é um pena.
Feliz Natal e Bom Ano Novo.
Beijinhos.

10:21 da manhã  
Blogger Alexandra said...

Passei só para matar saudades e claro está demorei horas!!!!!!!

uma beijoca

4:56 da tarde  
Blogger Besnico di Roma said...

Fabuloso.
Meu caro amigo, que linda descrição o Inverno, o Natal em Trás-os-Montes, tanto quanto ainda consigo recordar.
Ao contrário do que esperava, não vai ser possível ainda este ano passar o Natal em Vidago. Um dia será, talvez no próximo ano, no Inverno p’los Reis, para excomungar fantasmas da minha existência e ouvir cantar as Janeiras…
Mas irei, em breve, talvez na Primavera e tomaremos o nosso café no “Meia Laranja”, dá por mim um abraço ao Quim.
Para todos e para ti em especial um Santo Natal, camarada.

6:40 da tarde  
Blogger sem-comentarios said...

Muito bonito, fiquei aqui a ler e a tentar imaginar tudo isso :)

Feliz Natal **

7:30 da tarde  
Blogger kurika said...

Lindo e envolvente...
...consegues levar-me para os cenários que descreves, e fazes-me sentir as emoções que as tuas palavras desencadeiam...

O Inverno também tem a ternura do aconchego, da lareira, dos velhinhos que precisam de carinho, da neve, e do frio que contornamos com agasalhos quentinhos...

Um beijinho

9:44 da tarde  
Blogger Catarina Alves said...

Um beijinho grande com votos de um Feliz Natal.

Nani

10:17 da tarde  
Blogger Klatuu o embuçado said...

__________FELIZ NATAL__________

____________$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
__________$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
________$$$$___$$$$$$$$$$$$$$$___$$$
______$$$$______$$$$$$$$$$$$______$$$$
____$$$$$________$$$$$$$$$$________$$$$
___$$$$$__________$$$$$$$$___________$$$$
__$$$$$____________$$$$$$____________$$$$$
_$$$$$$____________$$$$$$$____________$$$$$
_$$$$$$___________$$$$$$$$$___________$$$$$$
_$$$$$$$_________$$$_$$$_$$$_________$$$$$$$
_$$$$$$$$______$$$$___$___$$$$______$$$$$$$$
_$$$$$$$$$$$$$$$$$___$$$___$$$$$$$$$$$$$$$$$
_$$$_$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$_o$$
_$$$__$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$__$$$
__$$$__$'$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$__o$$$
__'$$o__$$__$$'$$$$$$$$$$$$$$'$$__$$_____o$$
____$$o$____$$__'$$'$$'$$'__$$______$___o$$
_____$$$o$__$____$$___$$___$$_____$$__o$
______'$$$$O$____$$____$$___$$ ____o$$$
_________'$$o$$___$$___$$___$$___o$$$
___________'$$$$o$o$o$o$o$o$o$o$$$$'
______________'$$$$$$$$$$$$$$$$$$

JAJAJAJAJAJAJAJAJAJAJAJAJAJAJAJAJAJAJA!!!!!!!

1:49 da manhã  
Blogger eudesaltosaltos said...

sbs ql era o meu poema favorito em menina? aquele q cmça com "Bate leve, levemente/Como quem chama por mim/ Será chuva, será gente?/ gente n é certamente e chuva nao bate assim".. acho q s chama Balada da Neve, mas n tnh a crtza.. e n sei pq e q me fui lembrar disto agr, q parvoíce... enfim... bj

1:50 da manhã  
Blogger Dafne said...

Olá Paulo
Desejo um Feliz Natal e um óptimo Ano Novo 2007!
Mil bjs do Sul para o Norte, com muito frio!!!!!

10:20 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Boas Festas, Santo Natal e Próspero Ano Novo, são os meus sinceros votos.

4:18 da manhã  
Blogger Ana Melita said...

Adoro a neve! Embora nunca tenha estado rodeada dela...

Hei-de estar...e espero que seja num Natal!:P

Feliz Natal!!

10:53 da manhã  
Blogger ruth ministro said...

Uma vez que não chegaste a escrever o "tal" post, deixo aqui mesmo os meus desejos sinceros de um Feliz Natal e de um Ano Novo recheado de magia e inspiração... que continues a brindar-nos com a tua infindável criatividade e o teu incomparável sentido crítico... a promessa que te faço para 2007 é a de estar sempre presente neste teu espaço colorido de talento.

Mil beijinhos natalícios, cheios de ternura e amizade :)

11:37 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Amigo, também eu te havia perdido!
Voltei agora e vou linkar-te!
Um enorme beijo de Natal e votos do melhor Ano possível!

Mel ou AVeneziana
(www.noitedemel.blogs.sapo.pt)

PS: Infelizmente li-te na diagonal ...
Mas volto, amigo, com todo o tempo do mundo! Prometo!!!

2:35 da tarde  
Blogger just me, an ordinary girl said...

Odeio o frio. Tenho, cada vez mais,
tantas dificuldades em o suportar.
Não sei, parece que deixei que ele tomasse conta de mim. E às vezes até parece que é de mim que vem o frio que sei os outros sentem. É patetice minha, eu sei. Mas acredito que quanto mais nos desgastamos ao longo de nossa vida mais dificil fica nós combatermos esse frio que falas hoje, o que vem de fora de nós....
Escreves muito muito muitooooooo bonito, Paulo. Podes estar certo que as tuas palavras causam "degelo" em alguma parte de mim sempre que te leio.

Um beijo e um carinho, meus, para ti.

12:23 da manhã  
Blogger redonda said...

Estou a gostar muito de como escreve.
Eu queria andar pela neve porque me parecia tão bonita, até que uma tarde lá fui com amigos à Serra da Estrela. Finalmente, neve por todo o lado. Eu só não sabia que era tão fria...

7:13 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Hoteis
Contador acessso
Medical Billing Software
Medical Billing Software