Em Fogo Ardente....
Costa apertava o nó da gravata “dois furos acima”… Fazia demasiado “frio” no montanhoso e longínquo país que ia apressadamente prantear…. Não queria que seu delicado cérebro fosse molestado por hipotermia mental em virtude do choque climático….. Havia muitas horas de sol e gambas a precede-lo nos aromas quentes e sensuais de Marrocos…
A ponte aérea rapidamente conseguida , rasgara-lhe caminho de ida e volta em seis horas… A previsão meteorológica apontava chuva de lágrimas , nevoeiros de raiva e rajadas de desespero forte á hora da alunagem…. Sim, Costa que vivia no mundo da lua, por vezes descia á terra….
Profissional, iria carpir o lamentável – como já o fizera em quedas de pontes, pénis murchos de candidatos a ministros chupados por menores e fugas de primeiros… Mas , ao contrario de Maria, precisaria apenas de seis minutos e não onze….Seis longos minutos televisionados e repartidos por directos televisivos e escritos noticiosos em que venderia seu corpo… e já está… de volta á vida loca…!!!! Seis vidas trucidadas e plenamente justificadas… Seis vidas derrotadas, indolentes e a pedir fundamentação… Seis vidas equiparadas á sua!!!! Sem pingo de sangue a correr nas veias e a irrigar o cérebro!!!!!
Costa bebera de gole, um martini seco sem azeitona, no caminho aéreo que suas pernas estendidas percorreram! E em que pensa nobre Costa enquanto as milhas se esgotam???
Teria vindo a recordar-se daquelas duas meias-duzias de f-14 embalados, novinhos em folha, sem que os seus robustos motores rolls-royce tenham girado uma única rotação nos últimos seis anos….desejando , qual Fénix , se consumissem em fogo brando renascendo não em beleza bélica mas em simples canadair´s - toscos e velozes contentores aéreos de agua - capazes de rapidamente pulverizar centenas de metros quadrados de terra e fogo com milhares e milhares de hectolitros de água , socorro, vida e paz…
Ou talvez viesse a constatar que têm mais equipamento anti-fogo os seis mecânicos que operam nas boxes de qualquer scuderia no decorrer de um grande prémio de F1 que a maioria dos QUARTEIS de bombeiros voluntários espalhados pelo país! Quartéis fortemente dizimados devido á escassez de verbas - visíveis a olho nú - no rescaldo do corta-fogo lançado no intuito de conter os gastos que os boys esbanjam….
Antevendo os sessenta e seis longos minutos de permanência em terras esquecidas , que só o fogo acido conseguira trazer á ribalta, Costa reclinava-se no assento buscando conforto….matuta na força do lume que as televisões em directo atiçam…e na nova cadeia de comando que estas originam… O “fogo” instrumentalizou-se e dividiu-se em dois… Os que têm direito a directos e os que não têm… A fogueira mais pobre , sem direito a transmissão Televisiva… auto-extingue-se…Os bombeiros e seu comandante fazem heroicamente seu trabalho… e este produz frutos…. Os outros… esses são mais complicados… o mediatismo é gasolina pura de 100octanas lançada para as chamas para as ajudar a extinguir…. Depois , dependendo do numero de repórteres e antenas , comparecem os mais diversos mentecaptos a atolar o caminho…. Vem o representante da protecção civil (de gravata…) e rouba a autoridade ao comandante… Vem o presidente de Câmara (de mangas arregaçadas e óculos escuros) e manda no representante… Vem o Governador civil ( de Mercedes, de gravata, de sapatos de cerimonia) e rouba a autoridade a todos…Vem o sub-secretário (de helicóptero que devia estar no local a combater o fogo…) e assume o controlo total…. Chega o secretário de estado (com 6 batedores da GNR, num jeep negro topo de gama., com fato Hugo Boss…) com poder absoluto e fala para os directos…
Nos casos extremos , com perda de vidas…teria que vir ele….Divino …..
Costa, calça o sapato de pele negra devidamente lustrado e marcado para a ocasião…Faltam seis minutos para o show…
E em que medita Costa nos instantes finais , antes de sua breve aparição????
Que a sua vinda alada , caída dos céus iria encher de esperança e espírito santo tão inconformado e descrente rebanho???
Que iria preencher e renovar a fé num testamento eleitoral que se desmorona e se gasta a cada minuto que passa? Ou que seria verdadeiramente o cordeiro Pascal e a sua voz e presença teriam divina força e compaixão para ressuscitar seis inertes Lázaros….
Com tão longa e acidental sequencia de Seis e S(c)enas fica confirmada e aceite a profecia negra !!!!! Fica justificado o medo e o receio de uns – contrastando com os anseios e devaneios de outros – Este é de FACTO o ano da BESTA !!!!
Comentários
Lemos coisas que nos divertem, ou comovem, ou ensinam, ou distraiem, ou zangam, ou aborrecem, ou ou ou
O que tu escreves, a mim: muda-me.
Um beijo, comovido.
Simplesmente tou sem palavras!
É fenomenal!!
É ARRASADOr de tão cruel verdade! Tem uma força ocuta ESMAGADORA!
Paulo, não me admira muito se um dia te vir a escreveres num grande diario de tiragem Nacional!
Admiro muito a tua escrita!
um beijo.
Concordo em absoluto com a marta c.
beijinho.
Paulo, continua sempre a publicar!
Gosto imenso do teu blogg!
É uma lufada de ar fresco na forma de "lutar" contra o chauvinismo e a arrogancia politica!
Um Abraço
Este post ta perfeito.
Cada vez mais , não paras de me surpreender!
As tuas palavras incisivas , despertam consciencias!
Parabens!
um beijo
Li-o 2 ou 3 vezes e é de cortar a respiração de tão perfeito e duro!é um frio que nos percorre de tanta objectividade e alerta!!!!
Paulo , a just ordinary girl que me perdoe, mas roubo-lhe as palavras!!
Um beijinho para ti
Este post é de facto uma dose maciça de alerta e objectividade!
Não te conheço e porem sinto que sempre te conheci!
Meus mais sinceros e rasgados elogios! Este post é de facto um martelo (como aquela citação do seven que usas-te num post anterior)que desperta as consciencias!
L.P.
Um beijo para ti ;)
Não digo mais nada! Ja o comentaram melhor que eu!
um abraço para ti!
repleto de segredo sicero que explode no fim!
Humano e cruel... como a besta!
Admiro a coragem com que rasgas a verdade e a publicas.
Um abraço
Tambem eu o reli n vezes e cada vez que se lê , mais sincero objectivo intenso e fenomenal se torna...
A tua escrita transmite verdade e inunda o cerebro de fabuloso pensar. O jeito que arquitectas a historia , para que depois esta se revele.... é extraordinario!
beijinhos!
parabens pelo post e pelo Blogg!
Pedro Cordeiro
um abraço
um abraço
um beijo ;)
continua tua fabulosa escrita!
Não consigo encontrar palavras que traduzam a minha admiração por tais obras primas,começo a tornar-me repetitiva!!!
Anyaway,this text ROCKS!;)
fico sem palavras quando leio os teus posts. Quando TU dizes TUDo o que esperas que eu diga???
eu vou dize-lo : ADMIRO IMENSO A TUA ESCRITA!!!
beijos;)
Maria
Obrigada pela visita!
Li agora o teu post e fiquei com vontade de voltar mais vezes.
Conta com isso! :D
Pelo que tenho lido do teu blog, uma coisa me vem á cabeça. Porquê que não escreves um livro?
beijos