BANDEIRA AZUL


Cumprindo o natural e cíclico espaço temporal….O país segue brevemente para banhos ou magníficos horizontes… .
Quando tudo parecia escaldar , a assar a pele num ardente fogo-vivo , o calendas apresenta Agosto e com ele a debandada global…..
Aqui já não há quem viva…. Nem quem queira viver!!!!
A gravata e o fato escuro do ministério é trocada pela bóia e o calção partidário num resort cubano ou Carioca , dependendo se a Família vai a reboque ou não – “ MeninA do rio…Calor que (me) provoca arrepios…..de eterno flirt… adorava ter-te”
Outros , recatados e desgastados, preferem montes Brancos em pleno Agosto…com montanhas de gelo e gelados elaborados com o mais fino chocolate suíço…..
A justiça sigilosamente retira a venda e foge para termas romanas, teatros gregos ou montanhas verdes e revigorantes , soltando um azedo “chissa” quando vêem finalmente o imenso desnível dos pratos da balança…. Os que (a) advogam, esgotam os últimos fachos de energia a instaurarem vitaminados processos entre si – num agreste e odioso beijo de Judas – devido á surdez súbita de quem a rege… Deixando cair assim a toga , á vista de todos , qual Meco despudorado….
Hipócrates , desfaz o juramento e com ele leva os seus protegidos…. Com os lucros das clínicas privadas conseguidos em horários (in)compatíveis com o serviço publico, adjuvados pelos fármacos incentivos , gozam o ócio milionário - desta vez no tempo devido….
Os genéricos e a casa pia já há muito se encontram em férias – num longo feriado … Os seus tutores , abastados, compraram turismo de silencio em colónias privadas …e por lá ficam os veraneantes … em terras virgens de esquecimento…
Os putos , depois de um ano em que sobreviveram a tudo, recuperam energia e sanidade em festivais com margens hídricas, repletos de longas rastas e “ecstasyantes” cannabis e djambés….Talvez não encontrem a “Elsa” nem tão pouco a resposta ás politicas de educação ou ao atrapalho da 2.ª chamada que a outra acidentalmente perdeu …..

Os afortunados, a quem o carro não deu problemas, a saúde não molestou e as batatas e os grelos - metidos na mala aquando o natal na província -não azedaram, conseguem uma coragem suplementar para férias “cofidis” “Cetelem” ou “Credial”…. Carregados de tendas e tupperwares , correm para a costa galega ou portuguesa – consoante a modalidade de pagamento!!! Os cães e os gatos ficam por cá… em abandonado descanso…
O Algarve , qual balsa de pedra , naufraga rumo á commonwealth. Imóvel e sem Norte…
Os mortos-vivos aproveitam o deslizar da jangada e embarcam na onda!!!! Ressuscitam em festas paparazzis e em capas e interiores de revistas pimba-adocicadas durante a noite Al-gharbia ! Mostrando o glorioso bronze de solário ,os desmesurados silicóseios , peles esticadas e um imenso e constante sorriso botox….

Ficam os Bombeiros e os que tão”a arder” a ver passar os navios e as insólitas jangadas , para quem férias é uma palavra demasiado inacessível para ser dita ou sonhada…. Ou talvez se prefiram precaver, aquando o regresso da maralha!!!!
O governo volta breve – e, se não tou em erro – com a a agenda do costume – regionalização, Aborto, OTA e TGV, emprego/desemprego…e nada de propostas ou novidade…. .As televisões vão voltar á carga com mais idiotice e banalidade depois de acalmado o guloso share, Os professores vão andar ás turras com as colocações e descoberta das mesmas …. Os livreiros e editoras ás cabeçadas com as ministras… As oposições em constante e atabalhoada procura de líder ou liderança… Os guardas em luta ou suspensos …A saúde em greve de cuidados ou de zelo e com as listas de espera em maratona olímpica … os transportes em greve…..O défice a avultar…. A gasolina a galgar… os impostos a crescer… “….cavalinho nunca sai do seu lugar….trálálá”

Pensando bem … não será esta a melhor altura para umas longas e hibernantes vacances???
Até lá …. O país fica mais magro, circulante e puro …. aguardando, ansiosamente os Saldos de Setembro….

Comentários

ruth ministro disse…
Realmente, tanta desgraça... promete que um dia destes escreves sobre alguma coisa boa. Afinal sobre as coisas boas também há muito que dizer :) *
Anónimo disse…
Fabuloso Post!!!!
Fantastico! Um post ao teu melhor nIvel!!!
Adoro a tua escrita que me arrebata!!!
Parabens Paulo.
(começo-me a repetir demasiadas vezes...o que é excelente!)
Anónimo disse…
partilho o comment da Kika e da utzi!!! em partes iguais!!
Beijo grande!
Anónimo disse…
A crueza da tua escrita revela simplesmente a realidade. jogas de um jeito cruel e adocicado para revelares aquilo que o comum já sabe!!!!
Este post não foje á regra!
Esta super. Gostei.

L.P.
eu mesma disse…
Tens razão! Nada melhor que este período para fazer uma férias da estupidez nacional!
Aproveitar que ninguém "anda" por cá...
Beijinhos
Anónimo disse…
(Nem sequer te vou elogiar....Já não é preciso...)
Excelente post! Sim as férias dos ricos e dos endividados! As férias do faz de conta e dos ladrões! Nada te escapou!
O interiornorte (para mim) espelha apenas o retrato real do país!!!
O jeito com que escreves molda e argamassa tudo!

Aquele abraço!
Anónimo disse…
que excelente cronica e proposta de meditação aqui deixas!!!
sim...concordo contigo!

Beijinhos ;)
Claro que estás com a razão toda ou quase quase quase toda.
E claro que eu nao vou de férias há mais de 10 anos.
Parabéns por tua escrita que eu acho genial!!

um beijooooooooooo

PS.Caixa de encantar??? Não há. Sou atenta, apenas. Atenta a coisas que não são a marca do carro do vizinho e à cor dos cortinados da amiga...
Anónimo disse…
Fiquei preocupada!
ontem vim aqui 4 vezes e o bloog não abria!!!
Ainda bem que já ta tudo normal.;)
O post fantastico e a verdade sem contestação!
Férias é uma miragem para muitos e eu não embarco em crediférias!
Beijinho.

(obrigada pelo Blogg que eu adoro e não dispenso)

M.ª Luisa - Leiria
Anónimo disse…
Férias... Vá pra dentro cá dentro!!!!
Concordo com o teu (fabuloso) post.

Um abraço
Anónimo disse…
Wow grande post...
Esqueceste-te de falar da pior coisa do verão (já não existe, mas houve um verão em que houve e foi terrível):
Alguém se lembra do "Á sobra da bananeira"?! Pu** de programa estúpido!
Para não falar na repetição dos episódios DO ANO PASSADO (como se os deste ano não chegassem -.-) dos Morangos com Cal.
Muito bom para fazer férias claro...
susana disse…
Assim até me tiras a vontade das férias!Não quero pensar na crise enquanto vou relaxar!Aliás vou para bem longe, Croácia!!
Obrigada pelos elogios! O blog nao costuma estar moderado, mas por causa do post anterior teve de ser!Há pessoas muito ordinárias a escrever!Talvez daqui a uns dias o ponha normal outra vez!Volta e lê agora o post dos Piratas, ainda nao tinha acabado quando lá foste!
beijos
Anónimo disse…
continuas fenomenal...
As ferias hipocritas de muitos... em solarios e postais....
Um beijo Paulo ;)
_+*Ælitis*+_ disse…
Eh incrivel como ha coisas recorrentes na vida, problemas que sempre voltam, essa historia dos incendios ja se sabe que é o negocio do ano e todos os anos, é simplesmente a mesma coisa!

Obrigada pela visita!!!!

Beijos de Paris :)
Anónimo disse…
Graaaaaannnnnde POOOSTTT!

Adorei!!!

Juro te que nem tenho palavras para o commentar!
Fica um beijo.
mac disse…
Ainda este fim de semana estive junto à praia e pus-me a apreciar: apesar do tempo estar encoberto, lá estava o povão com tendas e iglos montados no areal e a típica geleira com o farnel. Acontecia precisamente o mesmo na minha infância, e é incrível como é que tantos anos passados, ainda se continua a fazer o mesmo. É mesmo difícil mudar mentalidades...a única coisa que mudou, é as pessoas estarem na penúria e contraírem empréstimos para irem de férias. Voltam muito contentes, a exibirem o bronze e as fotos, mas depois estão não sei quantos meses a pagarem altas prestações pelas férias. Tudo para se mostrarem, mas se calhar em casa nem sequer há dinheiro para comprar as coisas básicas. É o povo que temos...
Anónimo disse…
É o povão que temos mac!!!! faço minhas as tuas palavras para commentar mais um oportuno e "terrivel" post!
Ironico, objectivo e mordaz.
Mais uma vez amigo Paulo te tiro o chapéu.
so mesmo TU!

um abraço
Anónimo disse…
As fabulosas e unicas Portugovacances!
Os que podem...os que não podem...e os que se endividam não podendo para poder!
Fantastico Post num grandioso Blogg!

Um abraço Paulo.
Anónimo disse…
O ultimo comment aliado ao do mac , faz juz á genialidade do teu Post!
Não preciso dizer mais nada atendendo á condição obrigatoria do Blogg! Ser inteligente!!!!

Um beijo de Verão!
disse…
...não dá para ver mas vou levantar-me a bater as palmas...





Já está! Gostei especialmente das férias cetelem, credial...foi coisa que nunca percebi essa de pedir empréstimos para ir de férias. Quem não tem dinheiro em vez de pedir empréstimo para ir numas férias em grande que fique ali perto de casa, ou mesmo em casa e aproveite a praia (fluvial) ou a piscina que houver nas redondezas...se fizer isso uns aninhos poupará algum dinheiro para ir de férias em grande! Escusa de ficar endividada! Obrigado pelas visitas, não estou de férias mas está tanto calor que a minha inspiração derrete-se! Abraço!
Anónimo disse…
Post cruel, ironico ...e superinteligente!
Post que reflete a mediocridade de certas pessoas. Concordo com a maoir parte dos comments porque eles dissecam a verdade que puseste na cronica!
É um privilegio e um prazer fazer parte desta tribo inetriornorte... que já não se deixa levar! P

Meu imenso beijo de parabens!!
Liliana Silva disse…
Falta falar daquelas reportagens super interessantes a falar sobre a altura preferida dos portugueses para o sexo, que fecha os telejornais, que, citando-os, é o Verão, e agora como está calor talvez seja interessante comprar um colchão novo, ou então comprar umas cortinas novas, se possíveis transparentes, daquelas que mostram ao vizinho a excelente vida a dois do casal do lado... E agora que as praias estão mais limpas (lembrando o teu título) é uma boa altura para levar os putos a molhar os pés, enquanto o pai olha para as belas vistas (do barco ao fundo, claro). Verão, com tudo isto, felicidade! Olha-se para este cenário e vai-se lá pensar em crise? Para o ano há mais, amanhã resolve-se.

Bah.

Pois! Bem que me podias ter dado o teu conselho mais obscuro! :)
Devia ter nascido, pelo menos, uma década mais cedo. Sinto-me deslocada! Se assim fosse, já teria tido dinheiro não para ver os U2 em Tokyo, mas mesmo ali a Lisboa no ano passado... Chorei que nem uma desgraçada durante uma semana porque não acreditava que ia perder uma oportunidade daquelas. Mas não é que a perdi mesmo?

Enfim! Vou estudar sim! Nem que me tenha de matar! Tenho uma série de objectivos que pretendo obter o mais rapidamente possível, e oh.. já faltou muito mais :)

Obrigada pelo tempo perdido a ler.
Maria Araújo disse…
Sr.Santos, mais uma vez disse tudo!
Que vou eu dizer?Só me resta reduzir à minha imensa pequeneza, que atinge o seu auge perante uma obra desta envergadura, e dar imensos louvores a si e ao seu trabalho!
É um diamante que reluz nesse vasto interior(quase)deserto!
;)
Anónimo disse…
És CRUEL! mas de um jeito que ADORO!
O teu blogg é de facto especial!
Lembra-me um suplemento Dominical de um Jornal diario que religiosamente compramos para ler algo a que nos afeiçoamos!
Aquela cronica de alguem que admiramos e sentimos e vivemos as palavras!
è pena que não seja Diário!!!
Mas entendo e respeito! Há que preservar a IMENSA qualidade!

Paulo, é um prazer e um orgulho acompanhar-te desde o inicio do blogg! Não te esqueças de mim(nós) quando fores famoso! Porque sei que a este ritmo, brevemente alguem te vai notar!!
Post simples e arrebatador! Com as féria TODAS no Interior!


um beijo;)
o alquimista disse…
Olha Paulo estou espantado com a tua forma de escrever, tens o condão de nos levar aos sitios e nos fazer sentis humanidades atrvés das tuas palavras...

Um forte abraço
o alquimista disse…
Olha Paulo estou espantado com a tua forma de escrever, tens o condão de nos levar aos sitios e nos fazer sentis humanidades atrvés das tuas palavras...

Um forte abraço
Anónimo disse…
Post Fantastico num Blogg indispensavel!

Um abraço
eudesaltosaltos disse…
Ola,
tnh a dzr-te de q gstei bastante do comment q deixaste no meu blog. é bom saber q ha quem entenda aquilo q la esta escrito, no seu todo, e q mm q n comente sp, goste e se sinta bem. e que nao me ofenda, acima de tudo, qd nao me conheço, cm penso n ofender ninguem c as mnhs palavras, lá e nos outros blogs p onde passo e comento. ja ca tnh passado e lido o txt anterior. este deu-me vontade das mnhs férias... q ainda fltam... bj
Anónimo disse…
Férias ... uma miragem...ttambem eu não embarco em ferias credial...
um abraço.
gostei do blogg
Anónimo disse…
um texto duro e objectivo num blogg essencial!
Parabens!
gostei de todo o texto... mas da forma ironica e dura com que desnudas as ferias dos ricos e dos pobres... e dos que se aproveitam!

um abraço
Ana disse…
Férias???? O qu é isso??? Eu sou daquelas pessoas que não tem férias à anos!!! :(
Vampiria disse…
azes autenticos relatórios sobre n temas! Sim senhor, alguns pareces e fazes! anáises... sinonimo de exercicio mental, crítico, experiencial :)))
lisa disse…
Tudo o que dizes é a pura realidade, mas... fazer o quê?
o nosso país funciona assim, infelizmente.

Gostei teu blog.

Beijo aluado.
Anónimo disse…
um post arrasador. como o imenso calor deste verão!
Vejo que cada vez mais este blogg cresce, é comentado ( ebastante recomendado em blogss!).
Isso é a prova da inteligencia Lusa!
Um abraço Paulo.

Sentido de Oportunidade
Darkinha disse…
uma grande realidade.... bjs
Beko the Great disse…
Férias, férias... Cada um passa-as onde pode, uns no Brasil, outros no canil (os cães abandonados, claro!). E depois do descanso, do banho e da brasileira caliente, o homem engravatado volta à carga, mais uma vez para desgraçar este já tão miserável país...

Paulo! Continua assim!

P.S.Passem pelo meu blog, tenho lá um post interessante (modéstia à parte) sobre o assunto: www.antitutti.blogspot.com
Diana disse…
«Os putos , depois de um ano em que sobreviveram a tudo, recuperam energia e sanidade em festivais com margens hídricas, repletos de longas rastas e “ecstasyantes” cannabis e djambés….Talvez não encontrem a “Elsa” nem tão pouco a resposta ás politicas de educação ou ao atrapalho da 2.ª chamada que a outra acidentalmente perdeu …» =X o nosso estereotipo..

E qual que, agora os saldos começam em julho.. é da crise ^^
Sunshine disse…
Não sabia se devia de rir ou de chorar... contra os factos á pouco a dizer.
No entanto aproveitava para elogiar o teu olho e texto critico, podes sempre concorrer para politico! ;)
E queria agradecer-te por me relembrar essa canção que a minha mãe cantava quando eu era criança... cavalinho, não saia do lugar, trálálá... :P

Mensagens populares