No interior do Norte

Desculpem.... mas este blog é apenas para pessoas inteligentes! Se não é o seu caso, peço lhe suavemente que se retire. Desculpe o incómodo!

sexta-feira, julho 28

DOCE MEL



Enquanto a vida segue brusca na cara dos transeuntes - que só consegue arquitectar , pousa o saco pardo , senta-se e pede de soslaio uma bica. Acende um cigarro e imagina o esvoaçar do fumo espesso , mais espesso que o creme ténue e acastanhado do expresso que aos encontrões é amarado na mesa . Pousa o cigarro , adoça o café e solta o cabelo e o pensamento .Esfrega os olhos com as palmas das mãos , suavemente , na tentativa de desembaciar a realidade que seus olhos não vislumbram. Maria , 25 anos , cega. Este é o seu bilhete de identidade. Tirando o inevitável contar de dias, afundar de rugas, seu documento era vitalício… Gostava do seu Nome, seu sexo e a esperança de ver perdeu-se á nascença. Não havia muito a mudar!
Por vezes, muitas vezes, encontrava-a triste neste mesmo café , aonde entre colisões nos encontramos antes do relógio de ponto - infalível - estar activo.
Sorvo dois goles de café cálido e fito-a sabendo que me observa. Nunca trocamos mais de 2 palavras… um atabalhoado bom dia, ou um inquisitório “tudo bem”…envolto numa paz social…e num sorriso incógnito e sincero….
Mas hoje pedia-me mais… reclamava presença….determinado, aproximo-me da mesa onde sozinha devora a bica e o cigarro…puxo pela cadeira…. Posso?
-Senta-te!
-Chamo-me…
-Eu sei como te chamas… já te vi por aqui varias vezes… respondeu.
-já me vistes?? – Retruco…. surpreendido…
Sim, Sou cega…Não sou deficiente …nem tão pouco “diferente” como essa espelunca do jet7 , do mundo bonitinho , nos querem chamar ….muito gracioso para a câmara coscuvilheira, quando em directos solidários querem apelar á lágrima fácil e o protagonismo obvio … mas não se apercebem que nos insultam…que nos minimizam…que nos humilham… Não sou “diferente” sou igual!
Parou…sacudiu rudemente o cigarro no entupido cinzeiro que sentia no aroma…. Bebeu doce mais um pouco de café e continuou a revelar-se ….
Sim , cega… não invisual….Nunca enxerguei o mundo a cores nem tão pouco a preto e branco…Vejo-o e viajo nele através dos cheiros, sons e sabores e imensas sensações….… tacteio o teu rosto do jeito que tu vez o meu….observo o branquear dos cabelos da minha mãe lendo as funduras da terna face….fujo das ondas quando as sinto aproximar , quando o aroma do mar m´as avisa … e vejo o imenso farol no cabo da esperança pelo zumbido eléctrico e cíclico do rotor da luz…. Em toda a sua imponência! Sim… Já te VI várias vezes por aqui….
-Eu vejo a tristeza em ti…
-Tás Certo…mas se não te importas não quero falar sobre isso… precisava apenas de sentir calor humano neste enregelado lugar …que me desse alento neste obscuro despertar diário … por vezes canso-me da solidão quando todos os demais comentam o golo que não entrou , o aumento da gasolina…as curvas da nova secretária ….ou quando me olham de cima para baixo, abanando o pescoço , lamentando ou reprovando a minha sina…. Gostei imenso deste pedaço que me consagras …soltei a alma…. Agradeço -te…
Levanta-se e estendendo o dedo chama o birrento garçon para terminar a estada… O rapaz entre dois berros para o balcão , diz-me que a minha bica tá paga….Olhei-a….
-Não és desses pois não? – questiona-me sarcástica , mesmo quando ainda me encontro a acordar desta estranha e fascinante revelação…. Desses o que???
-Que levam a mal que uma mulher pague a despesa….riu-se ….
-Não … respondo rápido sem ligar sequer a isso…. Ainda não me deste todo teu nome….
- Maria… Maria da Luz…. Irónico não é?? E afastou-se altiva, num passo certo e apressado adivinhando a hora do labor.
-É pois… pensei , já sem tempo para lhe dizer o que quer que fosse… não que ela não me (ou)visse no que tinha para dizer… faltava simplesmente o que dizer !

Hoje, fumava um cigarro suave, apoiando os braços no parapeito da janela com vista para o teatro da rua. Na quietude do esmorecer do dia , vi Maria sair de um carro . Trazia na mão direita um bouquet de pequenas flores silvestres que só ela conhecia e do qual se soltavam pequenas pétalas que esbarravam escuras no passeio. Maria abraça um homem com o braço esquerdo, apertando-o forte contra seu ventre… enquanto o beija nos lábios , apaixonadamente, prometendo o bailado do beijo e do corpo.

Timidamente, com um certo embaraço e pudor….corro a persiana.
Não quero ver. Não por ciúme ou o que quer que seja…. Simplesmente porque estes momentos querem-se na paz do silencio e na solidão da partilha…sem espectadores….
Sento-me e velejo na musica que agora invade e adorna meu espaço ... Mais amplo e luzidio….
Num esgar de lábios, recordo-me da doçura do meu primeiro beijo….

Há “coisas” maravilhosas que só sabem bem , que só nos excitam e embalam os sentidos , com os olhos bem fechados. Na cegueira.

segunda-feira, julho 24

BANDEIRA AZUL


Cumprindo o natural e cíclico espaço temporal….O país segue brevemente para banhos ou magníficos horizontes… .
Quando tudo parecia escaldar , a assar a pele num ardente fogo-vivo , o calendas apresenta Agosto e com ele a debandada global…..
Aqui já não há quem viva…. Nem quem queira viver!!!!
A gravata e o fato escuro do ministério é trocada pela bóia e o calção partidário num resort cubano ou Carioca , dependendo se a Família vai a reboque ou não – “ MeninA do rio…Calor que (me) provoca arrepios…..de eterno flirt… adorava ter-te”
Outros , recatados e desgastados, preferem montes Brancos em pleno Agosto…com montanhas de gelo e gelados elaborados com o mais fino chocolate suíço…..
A justiça sigilosamente retira a venda e foge para termas romanas, teatros gregos ou montanhas verdes e revigorantes , soltando um azedo “chissa” quando vêem finalmente o imenso desnível dos pratos da balança…. Os que (a) advogam, esgotam os últimos fachos de energia a instaurarem vitaminados processos entre si – num agreste e odioso beijo de Judas – devido á surdez súbita de quem a rege… Deixando cair assim a toga , á vista de todos , qual Meco despudorado….
Hipócrates , desfaz o juramento e com ele leva os seus protegidos…. Com os lucros das clínicas privadas conseguidos em horários (in)compatíveis com o serviço publico, adjuvados pelos fármacos incentivos , gozam o ócio milionário - desta vez no tempo devido….
Os genéricos e a casa pia já há muito se encontram em férias – num longo feriado … Os seus tutores , abastados, compraram turismo de silencio em colónias privadas …e por lá ficam os veraneantes … em terras virgens de esquecimento…
Os putos , depois de um ano em que sobreviveram a tudo, recuperam energia e sanidade em festivais com margens hídricas, repletos de longas rastas e “ecstasyantes” cannabis e djambés….Talvez não encontrem a “Elsa” nem tão pouco a resposta ás politicas de educação ou ao atrapalho da 2.ª chamada que a outra acidentalmente perdeu …..

Os afortunados, a quem o carro não deu problemas, a saúde não molestou e as batatas e os grelos - metidos na mala aquando o natal na província -não azedaram, conseguem uma coragem suplementar para férias “cofidis” “Cetelem” ou “Credial”…. Carregados de tendas e tupperwares , correm para a costa galega ou portuguesa – consoante a modalidade de pagamento!!! Os cães e os gatos ficam por cá… em abandonado descanso…
O Algarve , qual balsa de pedra , naufraga rumo á commonwealth. Imóvel e sem Norte…
Os mortos-vivos aproveitam o deslizar da jangada e embarcam na onda!!!! Ressuscitam em festas paparazzis e em capas e interiores de revistas pimba-adocicadas durante a noite Al-gharbia ! Mostrando o glorioso bronze de solário ,os desmesurados silicóseios , peles esticadas e um imenso e constante sorriso botox….

Ficam os Bombeiros e os que tão”a arder” a ver passar os navios e as insólitas jangadas , para quem férias é uma palavra demasiado inacessível para ser dita ou sonhada…. Ou talvez se prefiram precaver, aquando o regresso da maralha!!!!
O governo volta breve – e, se não tou em erro – com a a agenda do costume – regionalização, Aborto, OTA e TGV, emprego/desemprego…e nada de propostas ou novidade…. .As televisões vão voltar á carga com mais idiotice e banalidade depois de acalmado o guloso share, Os professores vão andar ás turras com as colocações e descoberta das mesmas …. Os livreiros e editoras ás cabeçadas com as ministras… As oposições em constante e atabalhoada procura de líder ou liderança… Os guardas em luta ou suspensos …A saúde em greve de cuidados ou de zelo e com as listas de espera em maratona olímpica … os transportes em greve…..O défice a avultar…. A gasolina a galgar… os impostos a crescer… “….cavalinho nunca sai do seu lugar….trálálá”

Pensando bem … não será esta a melhor altura para umas longas e hibernantes vacances???
Até lá …. O país fica mais magro, circulante e puro …. aguardando, ansiosamente os Saldos de Setembro….

quinta-feira, julho 20

AMARGOS DESPERTARES...


Com os três bilhetes que a Luftwansa lhes reservou , os tugas regressaram e o país acordou. Rudemente….
Sócrates , Laico , ajoelhou-se e entrelaçando os dedos pedia um novo 13 de Maio.
Mas a virgem amamentava o menino , e com um virginal shiuuu….repreendeu Sócrates e continuou para sul com a sua cantiga de embalar…..sem milagres…
O pais violento, ressacava… urgia nova dose alucinada de “encantar” e “faz de conta” para o amansar e adormecer….A futebolada acabara …e mesmo o diabólico pedido de isenção rogado pelo chefe dos mercenários , não suscitara nada mais que dois ou três comentários em uníssono..o quarto posto não dava para ficar isento… Já não entretinha….

Sócrates, cansado e balofo, coçava a agora albina cabeleira preocupada!
Longo e pachorrento descreveu o estado da nação em sede própria. Os seus – resignados - aplaudiram sentados a longa oratória e o despojado de ideias …. O Mendes, sem calços nos sapatos , baixinho e ladino ainda nem sequer roçava os calcanhares do Artilheiro de Torga, os restantes pecavam por falta de quórum….
Sem luta e com os bolsos vazios , Sócrates recolheu a ancora e zarpou para “um reino maravilhoso”... Veio regalar-se de ar puro e presunto de Chaves e , humilde, ofereceu 30 km de auto estrada que não servem para nada !!!!!!!! corrijo! - servem para turismo dominical! E ficamos ansiosamente a aguardar 2007 quando os restantes 20 km de utilidade forem pomposamente abertos com sabor a Primavera regados com folar e vinho dos mortos de Boticas.
De regresso á Urbe, pernoitou a meio para um repasto de ovos-moles , cheiro a moliço e as palmadinhas nas costas do costume, num programado congresso partidário morto á nascença!

Seu novo Mestre e professor, havia alertado a pátria – aquando o seu longo e indigesto hibernar – para o monstro das fanaças públicas , que já não usava fraldas e , - em fase de desmame - já se alimentava sozinho não deixando sequer pobres migalhas para entreter autarcas e emigrantes…
Sem coelhos na cartola , com um país para entreter urgentemente….. Sócrates era pela primeira vez um homem só na arena do circo…. A galinha dos ovos de Ouro - encantada pela Flauta de Hammelin - fugira para países de leste e regressara faminta ,depenada e estéril…
Sem pozinhos de perlimpimpim em seus rotos bolsos, já não levitava em estado de graça…. e sem graça nenhuma para fazer de palhaço ou uma actuação stand-up comedy , iria usar em desespero , num arriscado numero de trapézio , o ultimo trunfo que suas acabadas mangas ainda continham….
- Meninos e meninaaaaas… Senhoras e senhores……pela primeira vez na cúpula desta arena… Josélito Sócrates num maravilhoso numero de encanto e magia….. Cuidado Josélito…Seu pai morreu nesse numero…. Muito cuidado!!!! - Reeeeesssspeitaaaaavel publicooooo…voando a velocidade da luz….El Sócrates TGV….
Amado e odiado , criticado ou aplaudido…… O certo é que o numero entretém… é infalível…. Alumiado pelos holofotes das câmaras em directo, o “público” alteia a cabeça e abre a boca de espanto….para depois cair a pique com uma insuportável dor de pescoço antes da ovação !!!!

Apertado o garrote, a agulha espetada no braço do eleitor , impregna finalmente no sangue a dose de “faz de conta” que o fará cambalear mais uns tempos… Finalmente Sócrates descai do trapézio e descansa!

Regressa “levado em ombros” ao poleiro. Recupera o sorriso e a arrogância…. O “one man show” é de novo dono de seu abatatado nariz e da VERDADE absoluta!
Com a OTA em terraplanagens e distante, possui agora o TGV para manobras e gastos!!! E, enquanto os autarcas e as regiões metropolitanas se pelejam para saber quem terá direito a “apeadeiro” ( ou qual é o caminho mais longo para Santiago) Sócrates esboça uma gargalhada de mimo e repousa vitaminado na sua cama observando o drogado rebanho….

De que vai adiantar dizer que não precisamos disso??? Que é mais barato e demora quase o mesmo tempo ir de Lisboa a Madrid por auto estrada? Que é mais rápido e a um terço do custo ir do Porto a Barcelona ou a Paris por AVIÃO ???
Ou será o TGV um meio mais rápidos para deslocalizações de empresas multinacionais para o país do el corte inglês???? Trará Grandes Vantagens?
O TGV é um doce e abastado prato de Nestum com mel para mimar o monstro.
Seja o que for… O que é que isso interessa??? Para Sócrates será motivo de um longo arraial minhoto com sardinhas , acordeão e broa de milho…. Qual profeta, irá percorrer lusas terras levando a boa nova e a verdade…… Aleluia Irmãos….

Que doce vaidade possui o Engenheiro em querer mostrar ao mundo a nação que não SOMOS!!!!
A terra dos Euroestádios , o país da banda larga , o reino do oceanário , região autónoma do Simplex e geração do TGV…. Quando faltam estradas, ordenados , saneamento, incentivo a natalidade, apoio á velhice, educação a sério, saúde, creches, hospitais, esquadras de policias, lares de terceira idade, dezenas de etceteras , redes urbanas de transporte…. e sobretudo, ministros e governantes a SÉRIO!!!!!!
Enquanto nos iludes e drogas com tão doces verdades … vamos sentido na pele e no pelo o recibo que nos entregas -com que alindas este cantinho á borda do mar…..vamos sofrendo a realidade a cada despertar… a cada ressaca….

Diz-me… perante a TUA arrogante e inquestionável VERDADE …. Ousarias Beber Cicuta????

sexta-feira, julho 14

Em Fogo Ardente....


Costa apertava o nó da gravata “dois furos acima”… Fazia demasiado “frio” no montanhoso e longínquo país que ia apressadamente prantear…. Não queria que seu delicado cérebro fosse molestado por hipotermia mental em virtude do choque climático….. Havia muitas horas de sol e gambas a precede-lo nos aromas quentes e sensuais de Marrocos…
A ponte aérea rapidamente conseguida , rasgara-lhe caminho de ida e volta em seis horas… A previsão meteorológica apontava chuva de lágrimas , nevoeiros de raiva e rajadas de desespero forte á hora da alunagem…. Sim, Costa que vivia no mundo da lua, por vezes descia á terra….
Profissional, iria carpir o lamentável – como já o fizera em quedas de pontes, pénis murchos de candidatos a ministros chupados por menores e fugas de primeiros… Mas , ao contrario de Maria, precisaria apenas de seis minutos e não onze….Seis longos minutos televisionados e repartidos por directos televisivos e escritos noticiosos em que venderia seu corpo… e já está… de volta á vida loca…!!!! Seis vidas trucidadas e plenamente justificadas… Seis vidas derrotadas, indolentes e a pedir fundamentação… Seis vidas equiparadas á sua!!!! Sem pingo de sangue a correr nas veias e a irrigar o cérebro!!!!!

Costa bebera de gole, um martini seco sem azeitona, no caminho aéreo que suas pernas estendidas percorreram! E em que pensa nobre Costa enquanto as milhas se esgotam???
Teria vindo a recordar-se daquelas duas meias-duzias de f-14 embalados, novinhos em folha, sem que os seus robustos motores rolls-royce tenham girado uma única rotação nos últimos seis anos….desejando , qual Fénix , se consumissem em fogo brando renascendo não em beleza bélica mas em simples canadair´s - toscos e velozes contentores aéreos de agua - capazes de rapidamente pulverizar centenas de metros quadrados de terra e fogo com milhares e milhares de hectolitros de água , socorro, vida e paz…
Ou talvez viesse a constatar que têm mais equipamento anti-fogo os seis mecânicos que operam nas boxes de qualquer scuderia no decorrer de um grande prémio de F1 que a maioria dos QUARTEIS de bombeiros voluntários espalhados pelo país! Quartéis fortemente dizimados devido á escassez de verbas - visíveis a olho nú - no rescaldo do corta-fogo lançado no intuito de conter os gastos que os boys esbanjam….

Antevendo os sessenta e seis longos minutos de permanência em terras esquecidas , que só o fogo acido conseguira trazer á ribalta, Costa reclinava-se no assento buscando conforto….matuta na força do lume que as televisões em directo atiçam…e na nova cadeia de comando que estas originam… O “fogo” instrumentalizou-se e dividiu-se em dois… Os que têm direito a directos e os que não têm… A fogueira mais pobre , sem direito a transmissão Televisiva… auto-extingue-se…Os bombeiros e seu comandante fazem heroicamente seu trabalho… e este produz frutos…. Os outros… esses são mais complicados… o mediatismo é gasolina pura de 100octanas lançada para as chamas para as ajudar a extinguir…. Depois , dependendo do numero de repórteres e antenas , comparecem os mais diversos mentecaptos a atolar o caminho…. Vem o representante da protecção civil (de gravata…) e rouba a autoridade ao comandante… Vem o presidente de Câmara (de mangas arregaçadas e óculos escuros) e manda no representante… Vem o Governador civil ( de Mercedes, de gravata, de sapatos de cerimonia) e rouba a autoridade a todos…Vem o sub-secretário (de helicóptero que devia estar no local a combater o fogo…) e assume o controlo total…. Chega o secretário de estado (com 6 batedores da GNR, num jeep negro topo de gama., com fato Hugo Boss…) com poder absoluto e fala para os directos…
Nos casos extremos , com perda de vidas…teria que vir ele….Divino …..

Costa, calça o sapato de pele negra devidamente lustrado e marcado para a ocasião…Faltam seis minutos para o show…
E em que medita Costa nos instantes finais , antes de sua breve aparição????
Que a sua vinda alada , caída dos céus iria encher de esperança e espírito santo tão inconformado e descrente rebanho???
Que iria preencher e renovar a fé num testamento eleitoral que se desmorona e se gasta a cada minuto que passa? Ou que seria verdadeiramente o cordeiro Pascal e a sua voz e presença teriam divina força e compaixão para ressuscitar seis inertes Lázaros….

Com tão longa e acidental sequencia de Seis e S(c)enas fica confirmada e aceite a profecia negra !!!!! Fica justificado o medo e o receio de uns – contrastando com os anseios e devaneios de outros – Este é de FACTO o ano da BESTA !!!!

terça-feira, julho 11

TERTULIA COR DE ESPERANÇA…



Olá!!!! Olá.. Olá… Aqui “tamos” de volta!!! Depois do donaldim ter feito a figura de urso do costume a tentar dar dinheiro a velhas surdas - e antes de eu por aquela cara muito, mas muito séria , moralista e super sabedora que costumo usar na croniqueta policial - aqui estou com a minha cara de palerma natural com este ridículo boné da cic para dar entrada aos meu queridos animais tertulianos!!!Eiiiiiaaaaa…..
(vocês sabem quem tá a falar…)

O publico pago , aplaude!

A tal gaja de novo - Então olá a todos!!!! Quem começa hoje???

Cláudio Rabos – Animais??
A tal gaja – Sim, São uns animais…. Nem calculam o quanto animam isto…
Cláudio Rabos – ok…. E o caneleira???
A tal gaja – Também é um grande animal sonoro…. Bom… vamos lá…. Quem tem a primeira trivialidade - normalmente saída de um Jet7 que não existe de tão mendigo que se tornou – sem graça nenhuma e que geralmente é uma grande seca e enche pneu….
Cláudio Rabos – EU! EU!
A tal gaja - Eh lá , você ta com uma ressaca maluca… ainda ta bêbado…. Olhe só para o seu cabelo…..
Cláudio Rabos – Nem por isso….Tou como o costume….
A tal gaja - Ahhhh… Muito bem então… Bom, vamos lá começar isto…
Cláudio Rabos – Ouvi dizer… melhor ainda …. Parece que uma celebre tarologa com nome de abelha , que também é relações publicas e sexuais de uma casa da noite lisboeta , alem de vender aspiradores e o que for preciso nos intervalos deste mesmo programa , vais ficar completamente nua! Nuazinha em pelo!!!! Ao que ouvi dizer, já não arranja patrocínios para roupa ! E o pior de tudo é que tem que devolver todo o guarda-roupa que tem em casa , porque a dita roupinha era só emprestada para usar neste programa! Alguém lhe arranja uma t-shirt da robbiallac ….?????!!!
A tal tarologa com nome de abelha – Ó Cláudio Rabos, se eu não o conhece-se , até poderia dizer que ta a falar de mim…
Cláudio Rabos - Eu tou a falar de você….sua…sua Cicciolina…
A tal tarologa com nome de abelha – Estúpido! Escusava de dizer isso…
Cláudio Rabos – Vocês querem ver… você nem é mais nem menos que o resto da merda que falamos aqui! Você é igual…
A tal tarologa com nome de abelha - Pois… Mas eu nunca disse aqui que você é abichanado, desprovido de ideias , com mau gosto a vestir e que tem uma paixão secreta pelo Conde Castelo-Branco! E é papado pelo Carlos Tastro nas traseiras do teatro do LaFérias….
Cláudio Rabos – Porque isso não é para dizer… Isso é da minha vida privada! Se alguém telefonar eu não atendo nem comento! Percebeu???
A tal gaja – Então meninos???? Vocês bem sabem que todos nós aqui estamos com roupa, sapatos, carteiras, cuecas, silicones e dinheiro emprestado…menos você Cláudio rabos que tanto critica as capas de moda e as roupas dos outros e veste mal como a merda… por isso não vale a pena tar toda a gente a agredir-se…
Miss portuga 19e sei lá (actual Miss Banha 2006) – Eu ainda não falei….
Valentina torresmo – Eu também não!
A tal gaija- Nem vão falar… é melhor … só dizem merda!!! Já tou farta de vos ouvir…. Alem de que, tenho que falar de mim mesma …. na primeira pessoa!!!! Só para promover a porcaria do meu livro! o tal que nem fui eu que o escrevi.... e que fala de experiências de mulheres cornudas com as quais ninguém queria fazer sexo….
Valentina Torresmo – Foi inspirado nas tuas experiências pessoais meu amor...?
A Tal gaija – Em parte… A maior parte.....tirando aquela queca no interior de um Mercedes….
Valentina Torresmo – Nunca aconteceu???
A Tal gaija – Sim aconteceu… mas foi num citroen cx de 85… e não foi no capot…. Foi com o rabo no volante…..
Valentina Torresmo – O filha eu nem num camião conseguia faze-lo no volante… só mesmo na traseira … no local da carga….. adiante …. Eu posso ajudar-te a promoveres o livro! Prometo que te gabo muito que falo das tuas extraordinárias qualidades… o lambe-cricas do costume…. E também falo da minha historia de amor com o Grama….Pode ser???
A tal gaija- pode… pode… mas tens que te chegar um pouquiiiiiiinnnnnhhhoooo de nada para trás porque esta Câmara não te consegue enquadrar….
Miss portuga 19e sei lá (actual Miss Banha 2006) – Então falo eu…. Consigo dizer a mesma merda que a torresmo ia dizer, só que com mais glamour…. E só falo de você na terceira pessoa…. Que lhe parece???
A tal gaija – Melhor ainda!!! Mas também tem que se afastar um cadinhoooooooooo!!!
Cláudio Rabos – Então será melhor deixarem me falar…. Alem de conseguir fazer e dizer o mesmo que estas vacas, ainda consigo abanar o rabo e buscar um osso….
A tal tarologa com nome de abelha – Deixem me fazer isso …. Faço tudo o que o Rabos faz , e ainda leio um paragrafo do livro , deitada numa cama de orgia a masturbar-me com um chouriço… vá lá… preciso de roupa….
A tal gaja – Ouve lá o tarologa com nome de abelha, o livro não é assim tão bom… guarda isso para um romance do Saramago…
Cláudio Rabos – concordo!!!! ( suspira de alivio porque na sua ânsia de protagonismo ia sugerir fazer o mesmo que a tarologa , só que enfiando dois chouriços no singular do apelido)

O publico pago , aplaude!

Entra o director da cic

Xico Pênin – Oub´lá o tal gaja, tu não sabes que tamos com uma crise de pacientes para este canal??? Já quase não temos audiência, até já os anúncios da TVI nos ultrapassam no share , e não queres deixar a abelhuda fazer este numero circense-ó-erótico??? Mas pensas que ando a dá-lo como o Ramos pa te pagar ao fim do mês?
A tal gaja – Não … Não sabia…. Eu vivo num mundo tão cor de rosa…. Tão perfeitinho…Tão amoroso….Que por vezes parece que me esqueço ….
Xico Pênin – Então vê se acordas pá… isto tá mesmo mau…..
A tal gaja – Desculpa xiquinho….Prometo que vou melhorar…
Xico Pênin – Qual xiquinho, qual bosta… vê lá se aprendes alguma coisa com o Ghoucha…

O publico pago , aplaude desmesuradamente!

Entra a tal tarologa com nome de abelha vestida de “Floribella “ e a cantar :

A tal tarologa com nome de abelha : “sou rica em sonhos e pobre, pobre em ouro…”

Toda a restante troupe tertuliana se junta e improvisando um misto de “can-can” do “moulin-rouge” com cantares alentejanos dança ao som do tema!
Entra o Carlos Tastro mentor do Cláudio Rabos e Beija-o…

O publico pago , em delirio, aplaude , vibra e dança também!

- genérico do programa e o nome dos técnicos e colaboradores em rodapé.

A tal tarologa com nome de abelha pisga-se do estúdio vestida com as roupas e os adereços da Floribella... Xico Pênin corre atrás dela.....

quinta-feira, julho 6

Os Dias do OURO


Rei Midas acordara sedento. De água e sapiência! Um ardor imenso invadia seu corpo, cansado, exausto e moribundo. Do alto da seu trono dourado, sentia os diabos á solta na sua cabeça. Combatia seus próprios horrores mentalmente e pagava sua ambição com o remorso. Remorso esse que o vergava , que o matava. A fome e a privação , meigamente faziam o resto….Enquanto tilintava a sineta de zinco para convocar seu pajem , observava a metamorfose da mesma…tão tosca sineta transformada num imensurável quilate… numa fortuna….Seu toque era a pedra filosofal…que o matava , porque o ouro não alimenta… a não ser vaidades e egos….
- Vossa alteza chamou?? – replicou Pereceu, sabendo-o…
- Sim, chamei… Diz me nobre Pereceu…Como serei recordado quando me finar…???
Pereceu sabia meticulosamente o que sucederia nesse momento que nem todo o ouro do mundo poderia adiar muito mais! Uma corja imensa de pseudo-herdeiros lutariam entre si , para que depois o vencedor pudesse dizimar em luxúria tão grande e amarga riqueza . Até ao ultimo grão de ouro….
Porem Pereceu, percebendo a agonia final de seu Rei, respondeu sereno :
- Senhor, não se apoquente com isso… Deixe que a historia o recorde como ela bem entender…..


Lembro-me de ti , José Eduardo Moniz -, quando mais “cheio de carnes” pontualmente entravas remotamente pelo ecran da caixinha que foi mágica, para me alertares dos progressos do mundo. Eram os primeiros tempos destas novas liberdades depois da rebaldaria geral.. Quando simplesmente a qualidade desenrascava a falta de quantidade , suprimindo-a ! E tinhas jeito para aquilo….
Gostava do teu modo sereno, teu tom de voz colocado, tua presença…. A simplicidade e a humildade é sempre a melhor das máscaras… O adorno, o Ouro…some-se como areia por entre os dedos….E que jeito tu tinhas para aquilo….
Aos poucos foste vestindo melhor e mais caro….O Timex foi arrumado, dando lugar ao Rolex….a ambição foi crescendo ….até se tornar imensurável…. Já só querias ouro… Querias voar…..


José Eduardo Moniz , voou para a TVI e encontrou-a moribunda … tal como Rei Midas….mas com um capital fabuloso… pronto a ser desbaratado!!!!!! Conhecedor profundo da paixão lusa pela novidade, pela vida alheia , pelo disparate e pela estupidez…rapidamente esbanjou a riqueza encontrada (séries de culto, excelente cinema, uma informação simples e credível …..) transformando-a em argamassa na renovação do palácio emissor numa tentativa de agradar ao povo! Aumentou ainda mais as paredes exteriores, transformando o agora novo palácio num estranho rectângulo de auríferas paredes , mas isento de conteúdo! Não há NADA lá dentro. Um imenso vazio….de bens e ideias…
Do seu interior , têm sido paridas dezenas e dezenas de horas do mais profundo vazio….
Da tua mente brilhante, tem saído de tudo….As piores séries de sempre, novelas secas e intermináveis, informação tendenciosa e sensacionalista., humor estúpido e horas e horas de publicidade…. Nem tudo o que brilha é ouro…..
E então? como será recordado Rei Moniz???
Rei Moniz é uma nuvem negra que paira no ar velejando ao sabor do vento norte! Naturalmente , sairá do firmamento e a obra que deixou falará por ele….
Somente resta recordar que Rei Moniz não é Rei Midas… Longe disso até… Mais precisamente , Rei Moniz é a encarnação inversa do próprio Rei Midas!!! É o OPOSTO!
È o Rei SADIM…. Tudo o que toca vira MERDA!

segunda-feira, julho 3

Cartas de amor – Vol. 1


Para ti meu querido José Sócrates…..


Amor, ( desculpa se começo assim , mas tendo em conta que sou cidadão contribuinte e a julgar pelos numero de vezes que já me FODESTE , julgo haver cumplicidade e intimidade para tal) venho pedir te um favor…. Sim eu sei que tás meio zangado comigo a partir do dia em que comecei a “atestar” o deposito em España ( mas como é que te vou conseguir explicar , logo a ti, que atestando o deposito em nuestros hermanos na mesma gasolineira portuguesa – A GALP – eu poupo 17 Euros . E só preciso de “andar” 9 Km….Na mesma gasolineira …..O que tu não sabes é que aproveito a viagem e também por lá compro os cigarritos… Bem sei que tens subido o tabaco de uma forma clínica e preventiva – engrossas os cofres do estado e poupas na prevenção antitabagista. Pela tua ideia inflacionavas o preço de tal forma (o Sg Ventil já vai em 500%) que deixava-mos de fumar por motivos de carteira…. Sei que posso tar a ser injusto…Por ventura até estarás preocupado com a minha Salud cariño…. Adelante, comprando 3 volumes de Jonh Player Special – Red Label – até parece scotch…. – poupo 30 euros. Agora pedes ao Guterres que some estas duas poupanças e multiplique pelo numero de meses … Olha o Guterres é melhor não…pede ao Costa…. Meu doce amor eu bem sei que para ti estes trocos que poupo são ninharias… gastas bem mais que isso numa só refeição no Tavares rico , quando puxas pelo livro de cheques do Banco do Cidadão e pagas um faustoso almoço… So te fica bem – o que me preocupa querido, é quanto tempo ainda ficas por aí….

Amor , o que quero pedir te é um favor muito intimo, muito meu…. Como sabes a A24 que liga a fronteira de Vila Verde da Raia até Vila Real , concretamente o sublanço que liga a Fronteira até Vila Pouca ( nó do Bragado) já há 15 Dias que ta pronto!! Completamente! Imagina tu meu anjo, que cada dia que passa e que a A24 não é utilizada , pagamos (todos os contribuintes )uma pipa de massa á empresa que a construiu…. Ridículo não é amor??? Sabes tão bem como eu querido, que a A24 já chega com quase 30 ANOS DE ATRASO…. Vê-la ali…. Tão prontinha, TÂO NECESSÁRIA …. E fechada…. É um nó na alma e no estômago. Ela estava para abrir aos utentes na passada sexta feira, houve inclusive um almoço oferecido pela empresa construtora aos autarcas e lambe botas do costume….mas….ninguém teve coragem de a abrir…. E Sabes porque?????
Porque vivemos num país de lambe-cús, de fogueira de Vaidades , de circo mediático e politico!!!!!! Parece que tá tudo á espera que - na tua super preenchida agenda - arranjes um cadinho para vires até aqui cortares a fita!!!!!! Para que , pomposamente e com as TV´s em directo , te faças notar como empreendedor e não o chulo do costume…..
O que eles não sabem fofinho, é que tu já nem tás nessa…. Agora viajas em protótipos fabulosos repletos de megabites em auto-estradas de banda larga…. Betão? Alcatrão? NADA… tudo substituído por ratos , chips e microprocessadores…. Os coitadinhos que se fodam…. Que te mandem uma cartamail a reclamar , devidamente formatada em PDF , para a morada electrónica a criar pelos CTTs….
O favor que te quero pedir, é que mandes abrir a A24 sem que tu cá venhas… Não é preciso….. Eu facilito te a vida…. Liguei para a Câmara Municipal de Chaves e foi me dito que a dita será por ti inaugurada no dia 9 de Julho….. ( mais uma semana toda com os contribuintes a “inchar”…) Querido, 9 de Julho???? Está tudo Louco???? Então Portugal pode (vai) nesse dia jogar a final do campeonato do Mundo e tu aqui????? Nã…. Nem Tu acreditavas que o sargentão fosse tão longe…..por isso, diz me anjo lindo, porque é que não mandas um mandatário (um desses subsubqualquer coisa) meter-se num helicóptero – daqueles que supostamente combatem incêndios e fazem resorts aéreos – e num instantinho ele inaugura a auto-estrada!!!! Espera… lembrei me do choque tecnológico amor… porque não inauguras a dita auto-estrada, directamente de Lisboa a partir do palácio das necessidades (ou de Berlim , na pior das hipóteses…) via e-m@il???? Até podes mandar o mail através do telemóvel ! (liga 962245 e segue as instruções) .

Amor, sei que estas minhas letras já vão longas… não te quero incomodar mais …. Apenas te peço com muito carinho e afecto que me resolvas este problema….. Eu bem sei que já não sou nada para ti , que já não te satisfaço…. Mas também me recuso a acreditar, que para inaugurares a dita , estejas á espera que os transmontanos todos te façam um broxe…
AMO TE...

Hoteis
Contador acessso
Medical Billing Software
Medical Billing Software